Por Patrícia Rosa
O artista plástico Wallace Pato denunciou em suas redes sociais que teve uma reserva de hospedagem negada pelo hotel Plantage, em Amsterdã, na Holanda O motivo racista alegado pelo Hotel foi de que não aceitava pessoas negras. A reserva, feita pela plataforma Booking.com, foi rejeitada no dia 17 de outubro com a justificativa: “Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras no hotel”. Wallace compartilhou o caso publicamente nesta quarta-feira (30).
Na manhã de quinta-feira (31), o artista voltou a se pronunciar, relatando que tentou diversas vezes entrar em contato com o hotel para resolver a situação do reembolso das diárias, mas só obteve resposta da plataforma e do estabelecimento após a denúncia se tornar pública. Mesmo assim, o hotel não se manifestou sobre a devolução das diárias.
“A falta de resposta, auxílio e desdém da empresa Booking e do Hotel Plantage me deixou ainda mais cabreiro e acuado em estar chegando a um país estrangeiro, onde era cotidianamente visto com olhares de desprezo, apontamento e risadas”, declarou o artista plástico em suas redes sociais.
Após a repercussão do caso, o hotel publicou uma nota padrão em sua rede social negando a autoria da mensagem racista e alegando que o estabelecimento teria sido vítima de um ataque hacker. “Tenha certeza de que sua reserva não foi cancelada e que nunca enviaríamos mensagens discriminatórias ou inconvenientes. Pedimos sinceras desculpas por qualquer aflição ou confusão que isso possa ter causado e agradecemos sua compreensão e confiança”, afirmou o hotel.