Instituto Itéramãxe abre inscrições para programa gratuito de mentorias acadêmicas para pessoas negras e indígenas

As 100 vagas serão ofertadas para pessoas negras do Direito; pessoas negras de outras áreas; pessoas indígenas (Direito ou outras áreas); e pessoas trans negras (Direito ou outras áreas)

Texto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o “Ciclo Sankofa: uma primeira aproximação com artigos acadêmicos”, iniciativa do Instituto Itéramãxe em parceria com o Instituto Pro Bono. São 100 vagas oferecidas para mentorias acadêmicas gratuitas para pessoas negras (cis, trans e com deficiencia) e indígenas, graduandas e já graduadas em Direito e outras áreas, que tenham interesse em se aproximar da pesquisa acadêmica.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de abril através de formulário, que pode ser acessado aqui. Os encontros serão online e acontecerão entre os dias 27 de abril e 22 de junho, das 9h30 às 11h30. Haverá orientações sobre como se dá o processo de pesquisa acadêmica e direcionamento para que cada participante desenvolva seu próprio artigo acadêmico. A mentoria também vai disponibilizar aulas públicas abertas e encontros terapêuticos em grupo.

“Acreditamos que a extinção do conhecimento é uma das formas do genocídio epistêmico, e a ausência de diversidade acadêmica mostra uma das facetas do racismo estrutural dentro do ambiente acadêmico. Desta maneira, o Ciclo Sankofa procura enriquecer conhecimentos como forma de modificar esse panorama”, afirma Alessandra Garcia, coordenadora Organizacional Geral do Instituto Itéramãxe. 

A distribuição das vagas ofertadas será feita nas seguintes proporções: 25% pessoas negras do Direito; 25% pessoas negras de outras áreas; 25% pessoas indígenas (Direito ou outras áreas); 25% pessoas trans negras (Direito ou outras áreas). O resultado da seleção está programado para o dia 17 de abril.A programação completa do curso e mais detalhes sobre o Ciclo Sanfoka 2024 estão disponíveis aqui.

Compartilhar

Deixe um comentário

plugins premium WordPress