Jogo baiano Odoyá simula interação com Yemanjá e estimula preservação da natureza

É possível encontrar o jogo com classificação livre, em português, na loja da plataforma Steam

Da Redação

O jogo baiano chamado “Odoyá”, palavra em iorubá que significa “mãe das águas”, está disponível na loja da plataforma Steam, e surge com uma narrativa que reverencia a ancestralidade africana e chama atenção para a necessidade de preservação do meio ambiente. Lançado no último dia 15, o jogo tem classificação livre e pode ser baixado neste link em sistemas operacionais Windows ou macOS, custando R$10,49. 

Na história, os jogadores podem imergir na história de Jana, uma criança acolhida por Iemanjá após uma grande inundação causado por um tsunami que marcou o fim da primeira humanidade, desencadeada pela ação irresponsável dos homens. Enquanto a humanidade se reergue, os homens voltam a negligenciar as forças da natureza, cabendo a Jana a árdua tarefa de zelar pelo meio ambiente, resgatar os animais e proteger os próprios seres humanos dos desastres ambientais por eles causados.

“A ideia de Odoyá surgiu de Cristhyane Ribeiro, da Sinergia Games, que tem uma linha de jogos voltados para a cultura de matriz africana, visando ampliar a representatividade e promover a educação. Com ela, Joe Santos e eu nos unimos para desenvolver este universo ficcional, unindo nossas três empresas na coprodução do projeto”, declarou Victor Cayres, roteirista do projeto.

O projeto se estende a um curta-metragem homônimo, já presente em diversos festivais. Este conjunto narrativo, incluindo o trailer do game, será apresentado durante a oficina “Narrativas Transmídia: Como Construir um Universo Ficcional”, conduzida por Victor no World Creativity Day 2024, no Cinema do Parque Shopping, em Lauro de Freitas. Os interessados podem se inscrever através do site.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress