Livro inédito sobre Afrofuturismo é lançado no Brasil

Afrofuturismo: O Mundo da Ficção Científica Preta e a Cultura da Fantasia”, da autora, e cineasta Ytasha L. Womack, mergulha nas complexidades e possibilidades do Afrofuturismo

Texto: Divulgação

A autora, cineasta e acadêmica Ytasha L. Womack está lançando seu livro “Afrofuturismo: O Mundo da Ficção Científica Preta e a Cultura da Fantasia” no Brasil pela Editora Ananse. A obra se propõe a mergulhar nas complexidades e possibilidades do Afrofuturismo, um movimento cultural e artístico que conecta a cultura africana com a ficção científica e o futurismo. 

O título está disponível para compra desde 08 de maio pelo site da Editora. No próximo sábado (18), a autora participa de um seminário com a presença de outras personalidades do cenário afrofuturista como as autoras Kinaya, autora dos livros “Eu Conheço Uzomi” e “Antologia Afrofuturista: Futuros Pretos Possiveis”; Lu Ain Zaila, autora de “(In)verdades”; Israel Neto, escritor e editor da Editora Kitembo Israel Neto. O seminário acontece às 18h e será transmitido pelo canal no YouTube da Editora Ananse.

Ytasha é um nome proeminente no mundo do Afrofuturismo, tendo explorado o tema em seus filmes e obras anteriores. Seu filme de dança Afrofuturista “A Love Letter to the Ancestors from Chicago”(diretora) foi premiado na categoria Melhor Filme Experimental no Collected Voices Film Fest, solidificando sua carreira nesse gênero cinematográfico. Seus Longas-metragens “Love Shorts” (produtora/roteirista) e “The Engagement” (diretora) foram indicados ao prêmio de melhor filme no American Black Film Festival.

Imagem: Divulgação

Além disso, seus outros trabalhos cinematográficos, como a comédia romântica “Couples Night” (roteirista) e o documentário “Tupac: Before I Wake” (co-produtora), destacam sua versatilidade.

Womack também é conhecida pelo trabalho liderando programas de dança juvenil. Ela desenvolveu um programa de terapia de dança Afrofuturista, em uma iniciativa visando usar a arte como ferramenta para o crescimento pessoal e a expressão cultural. Ela também é autora de outras obras de não ficção “Post Black” e “Beats Rhymes and Life: What We Love & Hate About Hip Hop”.

Seu novo explora as interseções entre a cultura preta, a ficção científica e o potencial do futuro e da imaginação. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress