Por Patrícia Rosa
O jogador brasileiro Vinícius Júnior foi mais uma vez vítima de ataques racistas durante uma partida entre Real Madrid e Albacete, no dia 14 de janeiro, válida pelas oitavas de final da Copa do Rei, no estádio Carlos Belmonte, na Espanha. Um vídeo publicado pelo jornal AS expõe um grupo de torcedores do Albacete que estavam nos arredores do estádio cantando ofensas racistas ao jogador do Real Madrid, chamando-o de “mono” (macaco, em espanhol):
“É um macaco, Vinícius é um macaco. É um macaco, Vinícius é um macaco.”
Diante do ato racista de sua torcida, o Albacete se pronunciou nas redes sociais: “Completamente vergonhoso. Não é a imagem que representa o povo de Albacete ou o clube”, afirmou a equipe.
Não é a primeira vez que o jogador sofre ataques racistas durante a Copa do Rei e no futebol espanhol. Em fevereiro do ano passado, os ataques aconteceram durante a partida contra a Real Sociedad, quando um torcedor fez gestos imitando um macaco. Em 2023, ele também foi alvo de racismo em uma partida entre Real Madrid e Valencia. Na ocasião, ele se manifestou nas redes sociais.
“A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar para o mundo a imagem de um país racista”, declarou Vini Jr.
No último caso, durante a partida contra o Albacete, Vinícius Júnior ainda foi criticado por jornais esportivos da Espanha, que o acusaram de estar desmotivado diante da derrota por 3 a 2. O jornal Marca declarou que o jogador entregou pouco.
“Ele ofereceu muito pouco nos primeiros 20 minutos. Parecia desconectado e desmotivado. Provavelmente não entendia as vaias vindas de todo o estádio. Estava muito errático na tomada de decisões e demonstrava falta da atitude necessária para criar perigo”, destacou a publicação.
No dia 15 de janeiro, a La Liga, organização responsável por organizar e administrar o campeonato profissional de futebol da Espanha, condenou os atos racistas e declarou apoio a Vinícius Júnior.


