A ação faz parte do “Março por Marielle e Anderson”, que conta com diversas atividades em defesa do legado da vereadora e pela punição dos responsáveis pelo crime
Da Redação / Fotografia: Mayara Donaria
O Instituto Marielle Franco, criado pela família da vereadora, abriu um chamado para ONG’s, coletivos, associações, sindicatos e indivíduos que queiram participar da Agenda Colaborativa de Ações. A atividade faz parte da programação do #MarçoPorMarielleEAnderson – movimento criado pelo Instituto para lembrar o crime ocorrido em 14 de março de 2018.
O objetivo é formar uma ampla rede de ações, realizadas no Brasil e no mundo, em memória de Marielle e Anderson e pela punição dos responsáveis pelo crime, que completa 3 anos de impunidade. Para participar da Agenda Colaborativa de Ações, a organização ou indivíduo deve cadastrar sua atividade no link: institutomariellefranco.org/3-anos.
A Agenda acolhe tanto atividades nas redes sociais e mundo virtual (lives, posts, vídeos, fotos, animações, músicas, poemas etc), quanto em ambientes físicos (faixas, grafites pinturas de rua, placas na janela, discursos em parlamentos etc). A ideia é que cada organização ou indivíduo use
sua criatividade e faça sua homenagem, colaborando para ampliar as vozes que perguntam: quem mandou matar Marielle e Anderson e por quê?
Uma das orientações do Instituto é que as ações por justiça para Marielle e Anderson sejam feitas sem aglomerações, com segurança e todos os cuidados necessários diante da pandemia que se mantém de forma preocupante.