Morre aos 70 anos Luiz Alberto, militante negro e ex-deputado federal

Imagem: Câmara de Deputados

Faleceu, aos 70 anos, na manhã de hoje (13) Luiz Alberto, assessor especial do Gabinete da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH/BA), ex-deputado federal, militante histórico do Movimento Negro e do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele foi internado hoje após sofrer um infarto, em Lauro de Freitas (BA), mas infelizmente não resistiu. A informação da internação foi confirmada pela assessoria do PT, e a notícia do falecimento foi divulgada pela SJDH.

Luiz Alberto nasceu no quilombo Baixa Guaí, no município de Maragogipe (BA), em 1953. Ele cursou a Escola Técnica Estadual de Comércio em Salvador, no curso técnico de administração em 1974. Em 1978, participou da fundação do Movimento Negro Unificado.

Em sua trajetória política, ele foi um dos fundadores do PT na Bahia e da da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ele exerceu quatro mandatos como deputado federal entre 1997 e 1999, e outros três mandatos entre 2003 e 2015.

Ativistas, políticos e organizações estão se manifestando ao longo de toda manhã lamentando a perda de Luiz, que sem dúvidas, entra para a história como um dos mais expressivos ativistas do movimento negro contemporâneo.

O velório do corpo de Luiz está programado para hoje, das 17h às 22h, e amanhã (14), das 8h às 12h, no Palácio da Aclamação, localizado na Av. Sete de Setembro, nº 1330, em Campo Grande, Salvador. O sepultamento acontecerá amanhã, às 15h, no Cemitério Jardim da Saudade, situado na Rua Campinas de Brotas, nº 754, em Brotas, Salvador.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *