Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostra “ID Corpos Negros” que une afrofurismo e ficção científica estreia neste sábado em São Paulo

Explorando a memória, território e identidade, o público poderá interagir com as obras
Imagem: Divulgação

Texto: Divulgação

Será inaugurado neste sábado (15) a mostra “ID Corpos Negros”, do artista Achiles Luciano. A mostra, que ocupa o Edifício Oswald de Andrade, no Bom Retiro, em São Paulo (SP), fica em cartaz até 14 de dezembro, com entrada gratuita.

A produção reúne afrofuturismo e ficção científica em 10 obras que exploram a fusão entre o digital e o analógico. As obras, em formatos como canvas, madeira, impressão fine art, pintura e ilustração digital, incorporam recursos de realidade aumentada. Por meio de smartphones ou tablets, o público pode ativar conteúdos extras que aprofundam a abordagem de temáticas afro-brasileiras em um recorte urbano, reforçando a experiência imersiva proposta.

A exposição celebra os 30 anos de trajetória artística de Achiles Luciano e marca sua transição para as linguagens tecnológicas. “Nos anos 1990, minha expressão era essencialmente pictórica. O audiovisual entrou timidamente na minha trajetória entre 2008 e 2009. Na época, ao pesquisar arte digital, montei meu primeiro set com Tagtool, um software aberto que permitia criar animações com joystick e realizar pinturas digitais ao vivo via projeção. Batizei essa experiência de ‘grafite digital’.”

Além da visitação, a programação de inauguração no sábado inclui um show com a artista Paola Ribeiro, a partir das 15h. Às 17h, acontece uma jam session com ZEBB, EdBrass, Rômulo Alexis e o duo AFF – um dispositivo afrofuturista com visuais de Achiles e direção musical de FELINTO, que também assina a trilha sonora da exposição.

A mostra “ID Corpos Negros” pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress