Texto: Divulgação
O Bloco Afro Muzenza do Reggae leva para as ruas de Salvador o tema “Ginga: a Arte do Negro no Futebol”. No carnaval deste ano, o bloco homenageia o protagonismo negro na construção estética, cultural e simbólica do futebol brasileiro, com o objetivo de reafirmar o corpo negro como território de criação, movimento e resistência.
No ano em que acontece a Copa do Mundo 2026, o Muzenza apresenta o esporte através de um olhar ancestral, lembrando que a ginga que encanta campos de futebol pelo mundo inteiro nasceu muito antes dos estádios. Ela vem da dança, da capoeira, dos terreiros, das ruas e dos corpos negros que transformaram o jogo em arte, linguagem e identidade.
No Carnaval 2026, o Muzenza busca traduzir essa filosofia em música, dança, visualidade e narrativa, reafirmando o futebol como espaço de expressão cultural negra e como ferramenta de afirmação política. A proposta dialoga com o passado e o presente, celebrando a inventividade negra que moldou o futebol como espetáculo, cultura e linguagem popular.
Confira a programação completa dos circuitos de desfile:
Sábado (14/02) – Circuito Osmar
Concentração: 20h | Saída: 21h
Segunda-feira (16/02) – Circuito Dodô
Concentração: 21h30 | Saída: 22h30
Terça-feira (17/02) – Circuito Osmar
Concentração: 17h30 | Saída: 18h30
Este ano, o bloco conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Salvador e o patrocínio da CAIXA e do Governo do Brasil.


