Da Redação
Imagem: Reprodução
Viralizou neste final de semana um vídeo de 2021 divulgado pelo “Canal Enerto”, onde o ex-piloto Nelson Piquet se refere ao também piloto Lewis Hamilton com uma expressão racista. No vídeo, Piquet chama o heptacampeão de “neguinho” ao comentar um acidente que envolveu o inglês e Max Verstappen, namorado de sua filha, durante o Grande Prêmio de Silverstone de Fórmula 1, na Inglaterra.
Ele criticou o fato de Hamilton não ter tirado o pé do acelerador na primeira volta do Circuito de Silverstone. “O neguinho meteu o carro e não deixou [o outro piloto desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se fud** [Verstappen]. Fez uma put* sacanagem”, disse.
🏎 Nelson Piquet chama Hamilton de ‘neguinho’ ao comentar tentativa de ultrapassagem sobre Verstappen em 2021
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) June 27, 2022
Ex-piloto fez afirmação ao ser perguntado sobre comparação da manobra com uma feita por Senna em 1990: https://t.co/JKu2Joj095#JornalOGlobo pic.twitter.com/c0DaCM31um
A fala de Piquet aconteceu em julho, quando Hamilton e Verstappen disputavam a ponta da competição, que resultou na vitória do holandês.
Na manhã de hoje Hamilton comentou o caso nas redes sociais. Em uma série de tweets falou da importância de se mudar a mentalidade.
“É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo a vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”
It’s more than language. These archaic mindsets need to change and have no place in our sport. I’ve been surrounded by these attitudes and targeted my whole life. There has been plenty of time to learn. Time has come for action.
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
O caso tem tido forte repercussão internacional, a Fórmula 1, a FIA e a Mercedes emitiram nota condenando a liguagem utilizada pelo ex-piloto brasileiro. “Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito”, diz trecho da nota da Fórmula 1.