A ocupação selecionará quatro mulheres para participarem de 12 dias de imersão ao universo artístico

Por Patrícia Rosa

Imagem: Divulgação

A residência artística e  ocupação da casamendoeira está com inscrições abertas, até o dia 21 de abril. A ocupação casamendoeira ocorrerá no povoado do Cruzeiro, área rural da cidade de Conceição da Feira (BA). A inscrição é gratuita e a chamada selecionará quatro artistas baianas ou  que estejam morando no estado por pelo menos dois anos.

A chamada é exclusiva para mulheres trans, cis e travestis. Um pré-requisito para participação é ter trajetória em produções de artes visuais e em campos diversos de linguagens, como desenho, gravura, pintura, fotografia, instalação, videoarte, videoinstalação, performance, dentre outras.

A imersão artística tem a duração de 12 dias, entre 20 e 31 de maio. Cada residente receberá uma bolsa no valor de R$ 1.500  referente à sua participação na residência, e R$ 800 destinada à elaboração da obra, que fará parte  de uma exposição coletiva do espaço, que ficará aberta ao público entre 7 de julho e 15 de setembro deste ano.

Para participar,  a artista deve preencher o  formulário de inscrição  através deste link, o resultado da seleção será divulgado no dia 2 de maio.

A casamendoeira é uma construção de 1967, a casa onde marcou as gerações da artista  e idealizadora do projeto Deisiane Barbosa,  que voltou para o local em 2020 com o intuito de restaurar a casa da família. A casamendoeira também abriga o ateliê da andarilha produções.

“Ao voltar a morar nesse ambiente comecei a usar o espaço para fazer esses livros e também tive o desejo de expandir esse processo criativo. A ocupação Casa Amendoeira é a primeira ação que que abre esse espaço pra essa partilha, uma ocupação que tem o objetivo da ocupação é então chamar artistas baianas  para elas criarem, pra elas criarem narrativas visuais que dialoguem com a própria memória da casa, desse entorno, desse contexto, desse território  memórias essas que estão registradas no livro Casa Amendoeira”, diz Deisiane.

A idealizadora do projeto destaca que a casamendoeira se torna o primeiro espaço cultural dedicado às artes presente da zona rural  de  Conceição da Feira (BA):

“Queremos que a casa se torne um ponto de cultura, propondo ações de arte educação para o território do Recôncavo Baiano, bem como um ateliê aberto para vivências artísticas de seus diversos segmentos”, finaliza a artista.

Serviço

O quê: projeto “ocupação casamendoeira” – inscrições para Residência Artística

Quando: 07 a 21 de abril de 2023

Onde: casamendoeira, no Povoado do Cruzeiro (Conceição de Feira)

Link para inscrição: https://instagram.com/casamendoeira?igshid=YmMyMTA2M2Y=