Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ONU Mulheres lança edital financeiro para organizações voltadas à justiça climática

Iniciativa tem perspectiva de gênero e visa reduzir impactos climáticos sobre mulheres e meninas
Imagem: Senado Federal do Brasil

Por Matheus Souza

A ONU Mulheres Brasil, em parceria com o Ministério das Mulheres, lançou na última segunda-feira (30) um edital para apoiar financeiramente Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuem na promoção da justiça climática sob a perspectiva de gênero.

A instituição irá selecionar projetos que fortaleçam as capacidades institucionais das OSCs para reduzir os impactos das mudanças climáticas sobre mulheres e meninas. A ideia é articular ações de prevenção, adaptação e mitigação para o fortalecimento da autonomia econômica e participação política das mulheres.

Estão aptas para o edital organizações formalmente constituídas, com CNPJ ativo há no mínimo três anos e experiência comprovada de atuação em temas de gênero, empoderamento das mulheres, clima e meio ambiente também por pelo menos três anos. Os recursos do projeto devem ser gerenciados por mulheres.

O apoio financeiro dado varia entre R$ 80.000,00 a R$ 150.000,00 por projeto. Os projetos devem ter duração mínima de 6 meses e máxima de 12 meses. As propostas devem ser enviadas através do formulário on-line até 20 de abril, às 23h59 (horário de Brasília) disponível neste link.

Podem ser custeadas com os recursos deste edital: atividades de formação e qualificação de mulheres; desenvolvimento de estudos e ferramentas para promover melhorias em processos de produção; comercialização de alimentos e produtos agroecológicos e tradicionais; e melhorias em processos de resgate e conservação de variedades de sementes tradicionais ou crioulas.

As propostas devem seguir um ou mais dos seguintes eixos temáticos:

  • Eixo I – Autonomia econômica: iniciativas que fortaleçam a organização coletiva, a qualificação profissional e o desenvolvimento de metodologias, ferramentas e estratégias voltadas à adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas sobre os meios de vida das mulheres.
  • Eixo II – Participação política e organização social: iniciativas voltadas à formação, organização e incidência política das mulheres no enfrentamento das mudanças climáticas, na gestão de riscos e desastres e na construção de políticas públicas com perspectiva de gênero, raça, etnia e classe.

Não serão aceitas propostas enviadas por outros meios ou fora do prazo. Dúvidas podem ser enviadas para parceria.br@unwomen.org, com o assunto “Chamada 001/2026”, ou consultadas no mural de perguntas e respostas no Padlet.

A ONU Mulheres realizará duas sessões virtuais de esclarecimentos sobre a chamada, pelo aplicativo Zoom. A primeira sessão acontece no dia 7 de abril, das 10h às 12h (horário de Brasília), através deste link. Já a segunda sessão será realizada no dia 14 de abril, das 10h às 12h (horário de Brasília), e pode ser acessada por meio deste link.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress