Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Operação policial deixa 12 mortos no Nordeste de Amaralina em Salvador (BA)

Após a morte do Polícia Militar Glauber Rosa Santos, operações deixaram mais 11 mortos, incluindo 
Imagem: ASCOM/PCBA

Por Patrícia Rosa 

O Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador (BA), viveu dias de terror após uma série de operações policiais que resultaram em 12 mortes. As ações ocorreram depois da morte do cabo da Polícia Militar, Glauber Rosa Santos, baleado durante uma operação na região, na terça-feira (03).

De acordo com informações enviadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) ao jornal Correio, oito pessoas morreram durante as operações, sendo cinco adolescentes. Depois de novas ações na região nesta quinta-feira (05), mais três pessoas foram vitimadas na operação, subindo para 12 o número de mortos na região.

Como de praxe, a Polícia Civil informou que equipes da Polícia Militar realizavam rondas na região quando foram surpreendidas por disparos de arma de fogo e houve confronto. 

Em coletiva de imprensa ainda na terça-feira (03), o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, lamentou a morte do cabo da Polícia Militar. Glauber Rosa Santos, de 42 anos. Werner também falou sobre a continuidade das ações no local.

“Unidades especializadas da Polícia Militar estão, desde o evento, naquela localidade. Não sairão de lá até alcançar todos os responsáveis. Não há hora para terminar a operação. Continuará lá, firme, para que a gente possa chegar a todos os responsáveis”, afirmou o secretário.

Para os moradores, o dia foi marcado por tensão, medo e insegurança, além da paralisação de serviços e da suspensão do transporte público. O serviço voltou a funcionar no Complexo do Nordeste de Amaralina apenas na quarta-feira (04), mas foi novamente suspenso nesta quinta-feira (05).

Nos primeiros meses de 2026, o Instituto Fogo Cruzado mapeou sete adolescentes baleados em Salvador e na Região Metropolitana (RMS). Todos foram vítimas fatais, sendo seis mortes decorrentes de ações policiais. O instituto aponta que, em dezembro do ano passado, 87 tiroteios foram registrados em Salvador e na Região Metropolitana, resultando em 62 pessoas mortas. Do total, 42,5% ocorreram em operações policiais.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress