Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PM mata mulher com tiro no peito durante abordagem na Zona Leste de São Paulo (SP)

PM mata mulher com tiro no peito durante abordagem na Zona Leste de São Paulo (SP)
Imagem: Câmera corporal / SP2 / TV Globo

Por Matheus Souza*

Uma policial militar, identificada como Yasmin Cursino Ferreira, de 21 anos, é a responsável pelo disparo de arma de fogo que matou Thawanna da Silva Salmázio, de 31 anos, durante abordagem policial realizada no bairro de Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo (SP), na madrugada da última sexta-feira (3). 

A câmera corporal do policial Weden Silva Soares, que dirigia a viatura, registrou toda a ação. No vídeo, é possível ver o momento em que a viatura passa pela rua e o retrovisor do veículo atinge o braço de Luciano Gonçalves dos Santos, companheiro de Thawanna, que caminhava com ela. Na sequência, os policiais dão ré no carro, desembarcam e iniciam uma discussão com o casal.

Weden se dirige a Luciano e pergunta: “A rua é lugar para você estar andando, ca*****?”. Enquanto isso, Yasmin vai até Thawanna, que argumenta que foram os policiais que bateram no casal com o veículo. Poucos segundos depois, é possível ouvir o disparo que atingiu a vítima no peito.

A soldado é questionada pelo colega, que pergunta: “Você atirou? Você atirou nela? Por quê, ca***?”. Yasmin responde que a vítima teria batido no seu rosto, ao que Luciano nega: “Bateu, não!”. 

Meia hora após a ação, Thawanna chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital Municipal de Cidade Tiradentes, mas não resistiu aos ferimentos. Ela completaria 32 anos na última quarta-feira (8) e deixa um filho de apenas 5 anos.

Segundo informações prestadas por policiais ao telejornal SP2, da TV Globo, Yasmin não utilizava uma câmera corporal por ser formada recentemente na corporação e ter apenas três meses realizando patrulhamentos

Na última segunda-feira (6), o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou um procedimento para investigar a morte de Thawanna. A apuração do caso ficará a cargo de promotores do Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp), que vão analisar as circunstâncias do caso.

De acordo com a Polícia Militar de São Paulo (PM-SP), os agentes foram afastados da corporação até que as investigações sejam concluídas. Um Inquérito Policial Militar (IPM) também foi instaurado para apurar o caso.

Dados do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), reunidos pela Agência Brasil, revelam que 103 mortes foram causadas por policiais militares no estado, apenas no primeiro bimestre de 2026. O número representa um aumento de 35,5% de casos, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Com informações do G1*

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress