Programa de DJs celebra as raízes do Hip-Hop e destaca a importância da presença negra na música

Com um foco em recontar essa história, o programa oferece mixagens cativantes e cria um espaço vibrante para os artistas

Texto: Divulgação

Solta o Som é um programa que apresenta sets de DJs em um formato audiovisual que destaca a identidade negra e sua influência na indústria musical, retornando às raízes do Hip-Hop e da cultura DJ, representadas por pioneiros como Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grandmaster Flash. Com um foco em recontar essa história, o programa cria um espaço para os artistas.

Através do Solta o Som, a Mocambo Grita tem como objetivo reconstruir a imagem do pioneirismo negro na música. O programa conecta artistas com o cenário underground do Rio de Janeiro. DJs renomados como Mabruxo, DaBren, Joss Dee, Vicx, Crazy Jeff e DJ Nyack já participaram, trazendo suas influências tanto do mercado nacional quanto internacional, principalmente nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo.

Os episódios são gravados no Casarão Cultural João de Alabá, um museu que preserva a história do Cais do Valongo e o legado cultural da Pequena África. O espaço mantém registros fotográficos e objetos históricos que remetem à rica herança negra da região, incluindo figuras influentes como Tia Ciata e Heitor dos Prazeres. 

Em junho de 2024, o Solta o Som foi destaque no programa Bom Dia Favela da Band, com os DJs DaBren e Mabruxo discutindo o impacto nacional de suas performances. Além de estar disponível no canal do YouTube da Mocambo Grita, o programa faz parte do catálogo da CULTNE, maior acervo audiovisual negro da América Latina. Recentemente, o Solta o Som também passou a ser exibido no canal 2200 da Samsung TV Brasil.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress