Texto: Divulgação
No próximo dia 25 de outubro o projeto “Saia Sambando: Celebração de Vozes Femininas nas Ruas de São Paulo” estreia no CEU Heliópolis, em São Paulo. Com entrada gratuita, o evento ocorrerá das 14h às 19h e contará com uma oficina de canto ministrada pela cantora Naira Marcatto, além de duas rodas de samba conduzidas pelo coletivo Saia Sambando.
Às 14h, acontece a oficina de canto, intitulada “Laboratório de Interpretação Criativa: Módulo Samba”. A atividade é voltada apenas para mulheres acima de 14 anos, com 20 vagas disponíveis. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma Sympla, que disponibilizará os ingressos na semana do evento, a partir da próxima segunda-feira, dia 20. A oficina terá duração de duas horas.
Às 16h30, será realizada a primeira roda de samba, com duração de 1h10, aberta à participação de mulheres do público. Todos podem assistir.
Já às 18h, acontece a segunda roda de samba, que contará com a presença de Bernadete, a primeira mulher a interpretar um samba-enredo no Sambódromo do Anhembi. Além de um bate-papo com o público, ela fará uma apresentação e compartilhará um pouco de sua trajetória.
O projeto “Saia Sambando: Celebração de Vozes Femininas nas Ruas de São Paulo” ocupará cinco espaços culturais da capital paulista, incluindo CEUs e casas de cultura, com o objetivo de incentivar mulheres a explorarem o canto por meio de oficinas e rodas de samba abertas ao público.
A iniciativa reúne integrantes atuais e antigas participantes do coletivo Saia Sambando, fundado em 2018, com o propósito de usar o samba como ferramenta para fortalecer e ampliar a presença feminina no cenário musical, oferecendo um espaço de experimentação e acolhimento. As ações do projeto seguem até maio de 2026, na cidade de São Paulo.


