Texto: Divulgação
O projeto Sons do Subúrbio, voltado para artistas residentes no Subúrbio Ferroviário de Salvador, está com inscrições abertas até 20 de agosto. Apoiar o desenvolvimento técnico e artístico de músicos independentes da região, com foco em cantores, compositores, músicos, bandas e grupos musicais constitui o objetivo da iniciativa. Para realizar a inscrição é necessário acessar o site da ação.
Os selecionados poderão participar de mentorias que abordam desde técnicas vocais até estratégias de comunicação artística. As atividades incluem ainda ensaios fotográficos, gravação e lançamento de EPs, e produção de videoclipes acessíveis. A qualidade artística, originalidade, potencial de crescimento e representatividade são os critérios para a seleção dos participantes.
O projeto, idealizado por Edmilia Barros, natural do Subúrbio de Salvador, visa não só identificar novos talentos, mas também oferecer ferramentas para que esses artistas possam crescer em suas carreiras. Edmilia ressalta a importância de democratizar o acesso à arte na região: “Queremos promover a inclusão e democratização do acesso à música, valorizando e fortalecendo a identidade desses artistas, promovendo a produção e difusão da música local e fomentando o orgulho e reconhecimento da comunidade.”
As mentorias passarão por uma trilha de conhecimento que contempla os temas “Arranjos e sonoridades” com o guitarrista Jordi Amorim; “Como cuidar da sua voz e melhorar seu canto” com a cantora Aiace; “Irradiando sua música: Princípios da comunicação que todo artista deve conhecer” com a jornalista e assessora Gisele Santana; “Formalizando o seu corre!” com o contador Remy De Launay; “Mentoria Musical: Programa de Desenvolvimento Artístico – PDA” com o musicista e produtor artístico-musical Ziati Comazi.
Realizado por Edmilia Barros Produção & Gestão em Cultura, o Sons do Subúrbio conta com o patrocínio do Guaraná Antarctica e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.