Texto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para a AfroEstima: Trilha Formativa em Produção Cultural – Conexão AFROPUNK Brasil 2025, curso gratuito voltado para agentes culturais de Salvador. As inscrições podem ser realizadas até esta segunda-feira (6) pelo link divulgado no Instagram da Casa das Histórias de Salvador.
A convocatória selecionará até 20 participantes, maiores de 18 anos e residentes em Salvador (BA), que tenham participado de programas anteriores como AfroEstima, AfroBiz ou da Incubação e Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas Boca de Brasa em 2023 e 2024. Vale ressaltar que 10% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência.
A formação oferece 60 horas de aulas teóricas e práticas, divididas em sete módulos realizados aos finais de semana de outubro, com culminância em um módulo presencial nos bastidores do festival AFROPUNK Brasil, festival internacional que celebra a cultura negra contemporânea, entre 27 e 31 de outubro. Os participantes receberão bolsa-auxílio de R$750,00 para contribuir com sua permanência no curso.
O objetivo é preparar produtores culturais capazes de atuar com excelência técnica, sensibilidade artística e compromisso social, além de ampliar a presença de negros, indígenas, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+ no mercado de produção cultural da capital baiana.
A iniciativa é promovida pela Casa das Histórias de Salvador, pelo programa Salvador Capital Afro e pelo AFROPUNK Brasil. O curso conta ainda com apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, da Diretoria de Cidadania Cultural e da Fundação Gregório de Mattos, por meio do Programa Boca de Brasa.