Salvador e RMS chegam ao marco de mil mortos em ações e operações policiais em dois anos

Levantamento do Instituto Fogo Cruzado mostra que dos 464 identificados racialmente, são 358 negros

Da Redação

Nesta terça-feira (6), Salvador (BA) e Região Metropolitana chegaram ao marco de mil mortos em ações e operações policiais em dois anos. O dado é do Instituto Fogo Cruzado, que produziu um levantamento considerando o período entre 1º de julho de 2022 e 6 de agosto deste ano. Em média, 40 pessoas foram mortas por mês nestas ações.

Apenas 464 tiveram o marcador racial identificado, destes 358 eram negros.

O milésimo caso registrado pelo Instituto ocorreu no dia 2 de agosto, mas só foi divulgado após amigos e familiares da vítima realizarem uma manifestação fechando o trânsito nesta terça-feira (6), na Avenida Cardeal Avelar Brandão Villela, na capital baiana. Luiz Felipe Silva Soares, de 18 anos, foi morto a tiros durante ação policial no bairro Mata Escura. O jovem saía para a casa da namorada, quando foi atingido pelos tiros.

Para Tailane Muniz, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, o levantamento é um sinal de alerta sobre o modelo de segurança pública no estado, que opera sob a lógica do confronto e reflete uma prática que há muito tempo se mostra ineficaz quando o assunto é a proteção da população.

“Nós não estamos nem estaremos mais seguros enquanto essa for a política. O elevado número de mortos em ações policiais é o resultado e, enquanto isso, continuamos reféns do medo e da insegurança. É preciso que a segurança pública seja amparada por evidências. Para isso, precisamos investir em inteligência, transparência e focar na eficiência. Uma política eficiente preserva vidas”, aponta a coordenadora.

Com cinco atingidos, os agentes de segurança representam 0.5% dos mortos em ações. Além dos agentes, houve ainda um motorista de aplicativo, um vendedor ambulante e entregador/motoboy mortos nestas ações policiais.

Considerando a faixa etária das vítimas, os adultos são maioria, com 974 vítimas. Mas houve ainda uma criança, 11 adolescentes e três idosos. Além disso, 11 atingidos não tiveram a faixa etária revelada.

A criança em questão foi Gabriel Silva da Conceição Júnior, de 10 anos, atingido no rosto, durante uma ação policial, enquanto brincava no portão de casa. O caso aconteceu no dia 23 de julho do ano passado, no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Embora ele tenha sido a única vítima letal, outras crianças foram atingidas durante ações da polícia nesse período.

Houve ainda nove vítimas de balas perdidas – o Fogo Cruzado utiliza a definição do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, na qual “vítima de bala perdida” é uma pessoa que não tinha nenhuma ligação, participação ou influência sobre o evento no qual houve disparo de arma de fogo, sendo, no entanto, atingida por projétil e podendo vir a falecer ou não. A Revista Afirmativa na sua política editorial opta pela não utilização do termo. 

202 pessoas foram atingidas em chacinas policiais, quando três ou mais civis são mortos na mesma ação.

Locais mais afetados

Ao menos 40 pessoas foram mortas quando estavam dentro de casa. Outras 16, atingidas quando estavam dentro de automóveis e quatro quando estavam dentro de bares.

O levantamento lista ainda os municípios mais afetados na RMS:

  • Salvador: 775 mortos em ações ou operações policiais
  • Camaçari: 54 mortos em ações ou operações policiais
  • Lauro de Freitas: 49 mortos em ações ou operações policiais
  • Simões Filho: 40 mortos em ações ou operações policiais
  • Candeias: 24 mortos em ações ou operações policiais
  • Vera Cruz: 21 mortos em ações ou operações policiais
  • Dias D’Ávila: 13 mortos em ações ou operações policiais
  • São Francisco do Conde: 8 mortos em ações ou operações policiais
  • Mata de São João: 9 mortos em ações ou operações policiais
  • Itaparica: 2 mortos em ações ou operações policiais
  • Pojuca: 2 mortos em ações ou operações policiais
  • São Sebastião do Passé: 2 mortos em ações ou operações policiais
  • Madre de Deus: 1 morto em ações ou operações policiais

Compartilhar

Deixe um comentário

plugins premium WordPress