Servidor público é condenado por comparar cabelo de advogada a vassoura piaçava

Geraldo Benette foi condenado a dois anos e oito meses de prisão, mas poderá responder em  liberdade e deverá prestar serviços à comunidade

Por Patrícia Rosa

Um homem foi condenado a dois anos e oito meses de reclusão, pelo crime de injúria racial. Geraldo Baptista Benette é servidor público da prefeitura de Sorocaba (SP). Ele constrangeu a advogada Julietta Elizabette de Jesus Oliveira Teofilo ao comparar de maneira racista o cabelo da profissional a uma vassoura de piaçava. Apesar da pena, o condenado poderá responder em liberdade e prestar serviços para a comunidade. A decisão é da juíza Daniella Camberlingo, a sentença foi promulgada no dia 13 de agosto, mas a sentença foi publicada nesta segunda-feira (19). 

O caso ocorreu no dia 27 de abril de 2023, durante uma videochamada da Justiça do Trabalho de Sorocaba (SP). Outra servidora, que estava participando da chamada, elogiou o cabelo da advogada Julietta Elizabette de Jesus Oliveira Teofilo, quando o acusado fez o comentário: “Bonito? Parece mais uma vassoura piaçava”. 

Após escutar a ofensa racista, a vítima rebateu e falou para Geraldo, que se tratava de uma fala criminosa. A vítima acionou a ouvidoria do Tribunal do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), e a Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sorocaba, que acionou o Ministério Público.

Ao Portal G1, Julietta declarou que se sentiu aliviada ao ler a sentença e espera que a denúncia e as demais ações que se desenrolaram, sirvam para inibir e coibir que esse tipo de atitude seja naturalizada. 

“Infelizmente, há pessoas que interpretam que foi apenas uma piada de mal gosto, uma brincadeira. Ao me desumanizar fazendo essa comparação tão depreciativa e discriminatória em relação à raça/cor, ele cometeu, sim, um crime com viés racial e de recreação”, destacou a advogada.

Após o caso, o servidor público foi afastado da função de atendimento ao público que exercia no Fórum Trabalhista de Sorocaba (SP) e transferido para trabalhar em outro posto.

Compartilhar

Deixe um comentário

plugins premium WordPress