Olá comunidade, viemos a público informar que nosso site foi invadido e derrubado na manhã desta sexta-feira (02). Passamos o dia inteiro tentando entender o ocorrido e detectamos a criação de novos usuários estranhos, a inclusão de pastas com códigos maliciosos e a exclusão de alguns materiais arquivados.

No final da tarde conseguimos retomar a home ao ar, mas as páginas internas do site ainda não voltaram. Sentimos muito por quem está tentando acessar conteúdos e não está conseguindo, e seguimos tentando entender e resolver o problema.

Este não é o primeiro ataque virtual que sofremos. Muito recentemente, no mês de junho, esta conta do instagram foi invadida e ainda estamos com pendências em relação a nossos conteúdos, tentando acionar a equipe desta plataforma para buscar ajuda, e não obtivemos retorno.

Nos últimos meses, diversas organizações negras, sobretudo de mulheres negras, têm sofrido ataques virtuais em seus sites e redes sociais. Podemos citar o Portal Notícia Preta, o Coletivo Nós, Mulheres de Periferia, as organizações Mulheres Negras Decidem e a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras. Este cenário revela que a sanha racista e sexista cada vez mais tem tomado conta do espaço virtual e continuamos sendo alvos.

Estamos trabalhando para o total retorno do conteúdo do site, para seguirmos com o compromisso de produzirmos narrativas contra o racismo, o sexismo, em defesa dos direitos humanos e pela democracia.

Pedimos a solidariedade de quem nos acompanha para compartilhar essa nota e o máximo possível e marcar o Instagram oficial nos comentários, como forma de chamar atenção e responder nossas pendências de segurança quanto ao nosso perfil.

Seguimos resistindo!