Por Monique Rodrigues
Os podcasts parecem ter virado tendência entre os criadores de conteúdo que têm esbanjado conhecimento na produção de altíssimo nível trazendo com riqueza a pluralidade das nossas narrativas negras.
Podcasts são conteúdos em formato de áudio que podem ser facilmente acessados em plataformas como Spotify, Deezer, Google Podcast, Ola Podcast e iTunes, dando autonomia para que o ouvinte ouça quando e onde quiser: no carro, lavando louça, no busão, preenchendo planilhas, o importante é passar esse conteúdo para frente.
Da filosofia ao jornalismo. Da ancestralidade ao futuro. Do cinema aos fatos cotidianos, esses podcasts abordam variações de temas que acalentam os nossos corações.
Veja os 08 podcasts negros que você precisa conhecer:
Afrofuturo
Com apresentação de Morena Mariah e Luciene Nascimento, o podcast reúne conhecimentos ancestrais da cultura afro-diaspórica no contexto atual, mas sempre com essa dialética entre passado e futuro. O programa aborda temas como afetividade, saúde mental, mulherismo afrikana e filosofia preta.
História Preta
O programa conta à História que a branquitude não contou, omitiu ou apagou, tendo como roteirista e apresentador Thiago André que envolve e intriga os ouvintes com a sua narrativa desbravadora trazendo nomes de heróis, personalidades políticas, ativistas e intelectuais negros fundamentais para a construção da História brasileira.
Porém, Preto
Bem humorado e informativo, o podcast é um bate-papo que discute a perspectiva audiovisual nas produções pretas com a apresentação Juju Denden, Aimée Silva, asindayle apangesy, Diogo Comum Licínio Januário e Julio.
Infiltrados no Cast
Produzido pelo publicitário Ale Santos, o programa desafia a narrativa brancocentrica hegemônica. Uma das séries polêmicas do podcast, revelou o nome de personalidades que eram tidas como heróis, mas que foram responsáveis por fomentar o racismo científico, político e literário em épocas passadas. Para além disso, o programa traz convidados com visões múltiplas da temática racial.
Lado Black
Anticapitalista com abordagem filosófica e profunda, o programa analisa temas contemporâneos, cotidianos e ancestrais, traduzindo a linguagem acadêmica, muitas vezes inacessível, mas sempre pelo lado esquerdo da força apresentado por Luiza Braga, Rafael Chino, Paula Fehper e John Hazen
Vidas Negras
De forma investigativa, o jornalista Tiago Rogerio intriga a curiosidade do ouvinte a cada batuque no tambor com uma narrativa que soa como música aos ouvidos. O apresentador dedica o seu microfone para homenagear personalidades negras póstumas e ainda vivas.
Angu de Grilo
Podcast jornalístico, o programa combina duas gerações, duas visões de mundo e duas mulheres: a mãe e filha Flavia Oliveira e Isabela Reis as quais discutem de forma leve temas que nem sempre são tão tranquilos assim como política e economia.
Kilombas
Produzido por mulheres pretas e saindo do eixo sudestino, Letícia Feitosa, Leíssa e Alice Sousa focam no debate das relações étinico-raciais a partir da cena cearense com uma variedade de temas que em capítulos curtos enriquece a perspectiva do ouvinte.
Se você não conhece fica aí a oportunidade para maratoná-los. Espero que você saboreie cada um deles!