Projeto Calu Brincante produz série de ações ligadas à tradição da cultura negra para público infanto-juvenil

Trabalhar memória, tradição e representatividade em uma série de iniciativas lúdicas e criativas voltadas para o público infantil, pais e educadores. Essa é a ideia do Projeto Calu Brincante, que entre os meses de março e abril promove o lançamento de um jogo virtual e de um CD com músicas autorais, uma série de apresentações online do espetáculo

 Espetáculo, lançamento de CD, jogo virtual e seminário sobre papel das brincadeiras antigas no desenvolvimento das crianças compõem programação

Texto e imagem: Divulgação

Trabalhar memória, tradição e representatividade em uma série de iniciativas lúdicas e criativas voltadas para o público infantil, pais e educadores. Essa é a ideia do Projeto Calu Brincante, que entre os meses de março e abril promove o lançamento de um jogo virtual e de um CD com músicas autorais, uma série de apresentações online do espetáculo “Sarauzinho da Calu” e um seminário sobre a incorporação das brincadeiras antigas para o desenvolvimento cognitivo das crianças e melhor interação nas famílias.

A história da menina negra que cria um universo alternativo carregado de símbolos afro-brasileiros nasceu no premiado livro “Calu, uma menina cheia de histórias” (2017), de autoria de Cássia Vale e Luciana Palmeira, com prefácio de Lázaro Ramos. Em seguida, virou o espetáculo “Sarauzinho da Calu” e foi vencedor do Prêmio Braskem de Teatro do 2020 como melhor espetáculo infanto-juvenil. Agora a iniciativa expande também para canais digitais com o objetivo de ampliar o diálogo, interação e ludicidade com seu público.

O universo de Calu reúne músicas autorais e brincadeiras que objetivam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de crianças de 0 a 12 anos, agregando gestantes, pais, responsáveis e tutores interessados em debater proteção social e educação. Idealizado e produzido por integrantes do Bando de Teatro Olodum, como a atriz, escritora e psicopedagoda Cássia Vale e o músico e ator Cell Dantas, além de um elenco inteiramente composto por pessoas negras, o projeto traz ainda um resgate à ancestralidade e valorização da identidade cultural negra.

“Cada vez que iniciamos um projeto da Calu percebemos o quanto é importante falar de representatividade e respeito à nossa ancestralidade. Desde o lançamento do primeiro livro tivemos uma recepção muito calorosa tanto dos pais quanto das crianças. Se a gente arranja uma forma lúdica de falar sobre essas questões desde a infância, nossas crianças crescem e se tornam adultos mais conscientes e empoderados”, destaca Cássia Valle.

O projeto é contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

PROGRAMAÇÃO

04/04 | 16h –  Sarauzinho da Calu: Ocupação Lúdica nas Redes

Vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2020 como melhor espetáculo infanto-juvenil, o Sarauzinho da Calu foi adaptado para o formato online e será transmitido nos dias 4, 11 e 18 de abril, sempre às 16h no canal do youtube e facebook da Calu Brincante. Com música, histórias, canções e poemas originais, a montagem fala da importância de conhecer os sonhos de crianças negras, respeitando a tradição, memória e identidade. O espetáculo tem a direção de Cássia Valle, codireção de Leno sacramento, direção musical de Cell Dantas e iluminação de Rivaldo Rio.

Inicialmente, as apresentações do Sarauzinho da Calu estavam previstas para acontecer nas praças da Cidade Baixa, em espaços estratégicos do território, mas em virtude do avanço da Covid 19 não será possível realizar a apresentação em espaços abertos a fim de evitar aglomerações. Nesse cenário, os atores estão recebendo workshops e oficinas para realizarem a transmissão do espetáculo inteiramente online, de suas casas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *