Texto e Imagem: Divulgação

Com entrada gratuita, nos dias 29 e 30 de abril, a partir das 13h, no Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes, em São Paulo, acontece a primeira edição do Festival da Frente Nacional de Mulheres do Funk. O projeto é encabeçado por profissionais que desejam ampliar o círculo cultural onde o funk se insere para além da música. Na programação, oficinas de produção musical, batalha de passinho, shows, desfile de moda, rodas de conversa, exposição de artes visuais, exibição de curtas e documentários. A iniciativa propõe apresentar a pluralidade do funk pela perspectiva feminina, reunindo diversas linguagens artísticas, profissionais da cultura e comunidade.

“Essa é uma ação cultural produzida exclusivamente por mulheres para que o olhar feminino seja ampliado dentro das estruturas artísticas do funk. Sua representatividade reflete a essencial importância e o profissionalismo da mulherada no movimento funk, sobretudo as mulheres negras que são invisibilizadas no processo artístico e profissional da cultura”, comenta Renata Prado, idealizadora, articuladora nacional e porta-voz da Frente Nacional de Mulheres no Funk.

Além de evidenciar a presença feminina, o projeto reúne grandes artistas da cena. Diversas vertentes do gênero estarão presentes: funk consciente, trap funk, mandelão, entre outras.

O Festival é um projeto contemplado pelo 19º Edital de Valorização a Iniciativas Culturais (VAI) da Prefeitura de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.

SERVIÇO

1° Festival da Frente Nacional de Mulheres do Funk
29 e 30 de abril, sábado e domingo, a partir das 13h
Entrada gratuita
Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes
R. Inácio Monteiro, 6900 – Jardim São Paulo, São Paulo

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Dia 29/04

Exposição ‘Sobrevivendo no Inferno’, de Fernanda Correrua: das 13h até 21h

Cerimonial de abertura: 14h

Oficina de Produção Musical com  Dj Pablo RB: 14h30 

Exibição do doc “Mortos em Abril” + roda de conversa sobre a violência policial e sua relação com a cultura funk: 16h30 

Desfile “Bonde da Tony Country”: 18h30 

Batalha de Passinho: 19h30 


Dia 30/04

Exposição ‘Sobrevivendo no Inferno’, de Fernanda Correrua: das 13h até 21h

Dj Gabi Nas: 13h 
Dj Menezes: 15h30
Mc Lalão: 17h 
Dj Negaly: 17h30 
Mc Cebezinho: 19h 
Apresentação dos finalistas da “Batalha de Passinho”: 19h45
Mc Nego Blue: 20h