Inscrições estão abertas até o dia 10 de maio e as bolsas terão o valor de R$ 8.479,20 mensais. O programa abrange todas as áreas do conhecimento.

Por Andressa Franco

Imagem: Freepix

Estão abertas até o dia 10 de maio as inscrições para bolsas de Pós-Doutorado da Universidade de São Paulo (USP) no valor de R$ 8.479,20 mensais pelo período de 12 meses para pesquisadoras e pesquisadores negros de todo o Brasil. O edital vai disponibilizar até 50 bolsas no âmbito do estímulo à diversidade racial em todas as esferas da Universidade.

O programa abrange todas as áreas do conhecimento e envolverá projetos que busquem ampliação e ressignificação de temas, problemas e abordagens relacionadas a quaisquer áreas do conhecimento.

As bolsas serão concedidas sob coordenação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), com a finalidade de contribuir para a diversificação racial do contingente de pós-doutoras/es negras/os. Aumentando, assim, as chances de diversidade racial e de gênero dos postulantes a vagas docentes em universidades brasileiras.

“A desigualdade de acesso aos níveis finais da formação acadêmica ainda é severa, sobretudo para as populações negra e feminina”, diz um trecho do edital.

Seleção

Para se inscrever, é preciso ser portador do título de Doutorado com data de defesa anterior à data limite de submissão das candidaturas. A confirmação da autodeclaração de pertença racial será realizada por meio de verificação de fotografia dos candidatos e candidatas. Mas a Comissão de Heteroidentificação poderá realizar oitivas virtuais se entender necessário. Além disso, não poderão apresentar candidatura aqueles que já tenham usufruído de bolsas de Pós-Doutorado por período superior a três anos.

Acesse o formulário para inscrição aqui. Ao final do formulário é necessário anexar fotografia recente, autodeclaração de pertença racial negra assinada, Currículo Lattes, Projeto de pesquisa e Plano de Trabalho. Para mais informações acesse o edital completo aqui. O resultado final da seleção será publicado no dia 30 de junho.