Escritora cachoeirana Tianalva realiza 3ª Noite de Contos com transmissão ao vivo pela internet

A agenda de lançamentos precisou ser reformulada para garantir a realização do evento em meio à pandemia de coronavírus

A escritora Cachoeirana Tianalva Silva já se prepara para realizar o terceiro lançamento do livro “Migrantes”. A III Noite de Contos com a autora será transmitida ao vivo pelo Youtube com exibição simultânea no Facebook, no dia 27 de agosto, às 18:00h. O evento foi reformulado para seguir as medidas de prevenção ao coronavírus recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

As Noites de Contos aconteciam de forma itinerante desde outubro de 2019, com a proposta de passar por cinco comunidades cachoeiranas. As duas primeiras foram realizadas na Praça da Aclamação e em Belém da Cachoeira. As seguintes estavam previstas para acontecer nos bairros da Faceira e Pitanga e na comunidade quilombola Santiago do Iguape. Para garantir a segurança da equipe e do público, as três últimas edições terão formato de live.

A programação da III Noite de Contos com Tianalva Silva conta com a performance de apresentação do conto “Migrantes” – que dá nome ao livro -, o lançamento do e-book gratuito e sorteio de alguns exemplares do livro físico entre os espectadores. Apesar da impossibilidade de estar fisicamente presente nas comunidades, cada lançamento contará com a participação de uma moradora representando a respectiva comunidade.

A realização tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita, além de valorizar a literatura local, retomando a dimensão coletiva do ato de narrar através da interpretação pública/dramática. A atividade, idealizada e dirigida pela escritora e por sua editora, Andressa dos Prazeres, conta com apresentação de Clara Amorim, cenografia de Dico Punk, sonoplastia de Carol Lopes e projeção visual de Edelsio Lima.

“Migrantes” reúne nove contos que entrelaçam a história da autora e seus personagens, resgatando memórias e  desafios enfrentados pela população negra cachoeirana na luta pela sobrevivência. A obra é um convite para conhecer o Recôncavo, a Bahia do interior, e suas singularidades, transitando por cidades como Santo Amaro, São Félix e Santo Estêvão.

Moradora de Cachoeira desde a primeira infância, Tianalva utiliza a escrita como um refúgio, transformando em arte as dificuldades que testemunhou ao longo dos seus 63 anos. Escritora, poeta e contista, suas obras dão vida a histórias anônimas que resistem às tentativas de apagamento.

O projeto é realizado pela editora Cartonera das Iaiá com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeira, apoio financeiro do 1º Edital Setorial de Cultura de Cachoeira, do Fundo Municipal de Cultura de Cachoeira, da Secretaria de Cultura e Turismo, e da Prefeitura Municipal da Cachoeira – Tesouro Cultural da Bahia.

Para acompanhar as ações do projeto e não perder as lives, acesse facebook.com/iaiacartonera ou instagram.com/cartoneradasiaia

Serviço

O que: III Noite de Contos com Tianalva Silva

Data: 27 de Agosto de 2020

Horário: Às 18:00h

Onde: Transmissão ao vivo pelo canal das Cartoneras de Iaiá no Youtube (youtube.com/channel/UCmFONT8Mxk-9uxX8Ezg7M3Q) e página do Facebook (https://www.facebook.com/iaiacartonera).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *