“Sons de Diáspora” faz resgate cultural, social e histórico da música negra

Por Ascom

Composto por um intenso ciclo de palestras e bate-papos o “Sons de Diáspora: Histórico Social da Música Negra no Brasil” acontece a partir do dia 1º de dezembro e tem programação aberta, com transmissão ao vivo e completamente gratuita, até o dia 10. Produzido por Mila Felix, ex-produtora do programa “Manos e Minas”, pesquisadora, especialista em marketing e curadora musical, o projeto traz representantes ativos de ritmos como o Samba, o Afoxé, o Rap, o Jazz, o Reggae, o Soul, o Sambalanço e o Samba-Rock.

Artistas como o sambista Tadeu Kaçula, a atriz e cantora de jazz Thalma de Freitas e o fundador do bloco Ilu Inã Fernando Alabê, irão compartilhar seus saberes práticos e teóricos. As atividades serão transmitidas no Facebook e Youtube do evento sempre, às 19h. A realização tem apoio do edital do Proac (Programa de incentivo à cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo).

Voltado à sociólogos, educadores, pesquisadores, músicos, estudantes e todos os interessados em música negra de um modo geral, que tem interesse em resgatar seu valor cultural, social e histórico. O evento tem por objetivo promover a reflexão, fortalecimento, reafirmação e até mesmo a ressignificação da importância da música negra. Divididas em dois blocos, as dinâmicas acontecerão assim: no primeiro momento, com uma hora de duração, participantes farão um mergulho na origem, história do gênero, artistas expressivos envolvidos na cena, popularização, contexto e legado cultural do ritmo em destaque. Logo depois, uma conversa com os convidados discutirá pertencimento e representatividade, além de seus reflexos sociais e psicológicos no passado, presente e futuro.

“Acho importante destacar que essa é uma oportunidade que nós, da comunidade preta, temos de contar e aprender sobre as nossas próprias histórias, registrando e documentando nosso protagonismo dentro dessas e outras manifestações”, ressalta Mila Felix, idealizadora e produtora do Sons de Diáspora.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

SEMANA 1

1/12/2020, terça-feira, às 19h | Samba

Palestrante: Tadeu Kaçula

Convidados: Claudinha Alexandre e Rogerinho Família

2/12/2020, quarta-feira, às 19h | Jazz

Palestrante: William “Mumu” Silva

Convidados: Edson Ikê, Douglas Araujo e Thalma De Freitas

3/12/2020, quinta-feira, às 19h | Reggae

Palestrante: Lys Ventura

Convidados: Tarcísio Selektah, Dodo Filosofia e Erick King Poor

SEMANA 2

8/12/2020, terça-feira, às 19h | Afoxé, Do Terreiro Para A Rua

Palestrante: Fernando Alabê

Convidados: Val Benvindo, Harry De Castro e Vania Oliveira

9/12/2020, quarta-feira, às 19h  | RAP

Palestrante: Márcio Macedo

Convidados: Jaqueline Santos, Oga Mendonça e Sharylaine

10/12/2020, quinta-feira, às 19h | Do Soul Ao Samba Rock

Palestrante: Carlos Tico

Convidados: Dj Cláudio Costa, Ivisson Ferreira e Marcelo Pinheiro

 

SERVIÇO

Sons de Diáspora”:Histórico Social da Música Negra no Brasil

  • Data: terças, quartas e quintas, do dia 1º até 10/12
  • Horário: sempre às 19h [duração diária aproximada: 3 horas]
  • Formato: online
  • Canal: Transmissão ao vivo no Facebook e Youtube
  • Palestrantes: Tadeu Kaçula (Samba), William “Mumu” Silva (Jazz), Lys Ventura (Reggae), Fernando Alabê (Afoxé), Márcio Macedo (Rap) e Carlos Tico (Soul music)
  • Convidados especiais: Claudinha Alexandre, Rogerinho Família, Edson Ikê, Douglas Araujo, Thalma De Freitas, Tarcísio Selektah, Dodo Filosofia, Erick King Poor, Val Benvindo, Harry De Castro, Vania Oliveira, Jaqueline Santos, Oga Mendonça, Sharylaine, Dj Cláudio Costa, Ivisson Ferreira e Marcelo Pinheiro
  • Ingresso: Gratuito