3º ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras destaca cenário cultural baiano

O objetivo é evidenciar o trabalho de mulheres negras no setor artístico local

O objetivo é evidenciar o trabalho de mulheres negras no setor artístico local

Por Karla Souza

Imagem: Meneson Lima

O Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) será palco da 3ª edição do ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras. O evento apresentará diferentes expressões artísticas, como música, canto, artes visuais, poesia e performance, destacando mulheres negras que contribuem para o cenário cultural baiano. A ação está marcada para o dia 02 de dezembro, às 14h, no teatro Uneb, localizado no Campus I, no bairro do Cabula em Salvador (BA).

Com uma programação vasta, o festival oferecerá acesso gratuito, com o intuito de proporcionar à comunidade a possibilidade de apreciar as criações e produções culturais.

Dentre as atrações, está a experimentação cênica da renomada atriz Angela Daltro, que apresentará o espetáculo “Eclipse Lunar”. Além disso, o evento contará com três performances de artistas do Rio de Janeiro, originadas de processos criativos da instituição UNIRIO.

“As mulheres sustentam a produção cultural deste país, e o festival é uma oportunidade de celebrar essas forças, unindo as mais velhas às mais novas, no melhor sentido do termo ‘aquilombar'”, ressalta Juliana Monique, uma das idealizadoras do Festival sobre a importância do evento.

A grade de programação inclui a Campêlo Cia de Dança, apresentando “Alagbaras – A força feminina”, as poetisas Ametista Nunes e Myriam Santana, o espetáculo “Memórias Povoadas” dirigido pela atriz Cássia Valle, e na vertente das artes visuais, a presença de Ananda Santana. A música terá seu destaque com apresentações de Samba Ohana, o grupo Gira Delas, entre outras atrações.

Em parceria com o 7º Fórum Negro de Arte e Cultura – FNAC 2023, esta edição une professores, pesquisadores, mestres e mestras da tradição, artistas, estudantes e membros da sociedade civil, todos comprometidos com a luta antirracista dentro e fora das instituições acadêmicas.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress