O material já está disponível, no formato online , e pretende contribuir para aumentar escolaridade da população trans
Texto: Divulgação
Imagem: Freepik
Com o intuito de promover a inclusão, inserção de pessoas trans e travestis nas escolas brasileiras, a organização TODXS lançou na última segunda-feira (06), a cartilha TODXS Escolas.
O material foi construído de forma colaborativa por pessoas da comunidade LGBTQIA+, especialistas em diversidade e inclusão e em pedagogia aliando perspectivas diferentes.
O guia pretende auxiliar gestores, professores, estudantes, equipe pedagógica e familiares, para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e saudável para as pessoas trans da comunidade escolar.
O público vai encontrar na cartilha assuntos como, desmistificação da comunidade LGBTQIA+, compreensão da transfobia nas escolas, bullying e propostas político-pedagógicas contra transfobia.
A especialista em diversidade e Inclusão da organização TODXS, Amanda de Moraes, explica que a publicação é uma maneira de quebrar, por meio da informação, os ciclos de violência pelos quais pessoas LGBTIA+ passam.
“Infelizmente, os primeiros espaços em que nos violentam são em casa ou na escola. Ainda mais nesse começo de autopercepção de sexualidade e identidade de gênero, pessoas LGBTI+, em especial a população trans, são justamente pessoas que necessitam ser cuidadas e amadas”, diz a especialista.
De acordo com a pesquisa realizada pela ONG Todos pela Educação, apenas 25,5% das escolas de todo o Brasil têm projetos de combate à LGBTfobia e ao machismo.A cartilha TODXS Escolas, pode ser acessada neste link. A TODXS, organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da cidadania e do protagonismo das pessoas LGBTI+, é uma startup formada por mais de 50 pessoas voluntárias, que visam transformar o Brasil em um país mais seguro e inclusivo para pessoas LGBTIA+.