Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Menina de 12 anos morre atingida por disparo de arma de fogo durante ação policial na Baixada Fluminense (RJ)

Suposto confronto entre policiais e traficantes resultou na morte de Nicoli Moraes e feriu sua mãe, Claudia Moraes
Imagem: Reprodução

Por Karla Souza

A menina Nicoli Moraes da Siva, de 12 anos, morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo na manhã da última quinta-feira (16), na comunidade Buraco Quente, em São João de Meriti, Baixada Fluminense (RJ). A vítima caminhava com sua mãe, Claudia Moraes, de 42 anos, para comprar refrigerante quando ambas foram baleadas. Nicoli foi atingida no peito e faleceu no local, Claudia sofreu um ferimento na perna e foi hospitalizada.

De acordo com testemunhas, os disparos ocorreram durante um confronto entre policiais militares e traficantes. A Polícia Militar afirmou que agentes estavam na comunidade para verificar a denúncia de um indivíduo em uma motocicleta roubada e um possível esconderijo de armas e drogas. Segundo a versão padrão da corporação, os policiais foram atacados por tiros ao entrarem na região. A família das vítimas, no entanto, contesta essa versão e acusa os agentes de terem demorado para prestar socorro, resultando na morte da adolescente.

Nicoli e Claudia foram levadas por populares e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vilar dos Teles. Posteriormente, Claudia foi transferida para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias. Nicoli, porém, chegou à unidade sem vida. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Duque de Caxias.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). A Polícia Militar informou ter detido um homem com uma motocicleta roubada durante a operação. Um procedimento interno foi instaurado pelo comando do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para apurar as circunstâncias da ação que resultou nas mortes.

A Prefeitura de São João de Meriti confirmou que Claudia Moraes deu entrada no hospital municipal às 10h34 e foi transferida para outra unidade de saúde. Nicoli foi atendida às 11h16, mas já sem sinais vitais. A família relatou que o tempo de resposta na prestação de socorro foi um dos fatores determinantes para a morte da adolescente.

Segundo o Instituto Fogo Cruzado, em 2024 foram registradas 26 crianças baleadas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o maior número desde o início do monitoramento, em 2016. Em 2018, durante a intervenção federal, o instituto registrou 9.633 tiroteios na área, evidenciando a violência constante na região.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress