Tardes Pretinhas: Bonde da Calu promove arte e cultura afro-brasileira para crianças em Salvador (BA)

O projeto “Tardes Pretinhas: Ocupação Lúdica de Arte e Formação”, acontece entre os dias 08 e 16 de fevereiro, nos espaços Boca de Brasa 

Texto: Divulgação

O coletivo artístico baiano Bonde da Calu realiza em Salvador (BA), entre os dias 08 e 16 de fevereiro, o projeto “Tardes Pretinhas: Ocupação Lúdica de Arte e Formação”. A programação e as oficinas são gratuitas e tem como objetivo enfatizar o protagonismo negro e a cultura afro-brasileira por meio de teatro, música e narração de histórias. 

As atividades ocorrem nos espaços Boca de Brasa, situados nos bairros da Valéria, Cajazeiras e no Sesi Casa Branca, localizado no bairro do Caminho de Areia.

Nesta temporada, o grupo apresenta dois espetáculos: “Sarauzinho da Calu”, que ganhou o Prêmio Braskem de Teatro 2020 na categoria espetáculo para crianças e jovens. Uma história contada por uma garota negra, baseada nas narrativas que ela registra em seu caderno e nos ensinamentos ancestrais de sua família. E “A Casa Encantada”, que faz  homenagem ao circo e às brincadeiras de infância, mostrando de forma divertida e simbólica a importância de cada um se reconhecer na construção de suas identidades e representatividades.

A programação também conta com sessões de contação de histórias e oficinas de musicalização com o diretor musical do grupo Cell Dantas e de escrita criativa com Cássia Valle. As oficinas passam por noções de ritmos e apresentação de alguns instrumentos musicais, incentivo à leitura e escrita, além de estimular a concentração e criatividade. 

A produção executiva do evento é assinada pela produtora cultural Clésia Nogueira e pelas arte-educadoras Lucila Laura e Kelly Ribeiro. Idealizado e coordenado pela atriz e escritora Cássia Valle (@cassiavallereal), o Bonde da Calu tem o objetivo de engajar não só as crianças, como também os também pais, responsáveis, agentes públicos e instituições educativas. 

“Acreditamos que oferecer histórias, arte e vivências que reflitam suas origens e suas potências é um passo essencial para combater o racismo desde cedo e empoderar uma nova geração”, afirma Cássia Valle.

Fundado em 2018, o Bonde da Calu nasceu a partir de oficinas formativas no Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte, conduzidas pelos artistas Cássia Valle e Leno Sacramento. O projeto é realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM),Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pelo Ministério da Cultura.

SERVIÇO

Tardes Pretinhas: Ocupação Lúdica de Arte e Formação

> Apresentações dos Espetáculos:

08 de fevereiro (sábado) e 09 de fevereiro (domingo), às 16h

Espaço Boca de Brasa Sesi Casa Branca – Caminho de Areia

15 de fevereiro (sábado), às 16h

Espaço Boca de Brasa Cajazeiras – Av. Engenheiro Raymundo Carlos Nery

16 de fevereiro (domingo), às 16h

Espaço Boca de Brasa de Valéria – Conjunto Lagoa da paixão

> Atividades Formativas: Contação de Histórias + Oficinas de Escrita Criativa e Musicalização

Público-alvo: Crianças de 5 a 10 anos

20 vagas por oficina

SESI Casa Branca

09 de fevereiro (domingo) das 13h às 15h

Espaço Boca de Brasa Cajazeiras

15 de fevereiro (sábado) 13h às 15h

Compartilhar

plugins premium WordPress