Caso de Bárbara Trindade, vítima de tentativa de transfeminicídio na Bahia em 2017, vai a júri na próxima terça-feira  (29); ato público acontece no mesmo dia em frente ao Fórum de Irecê 

Os acusados pelo crime, Domingos Mendes e o ex-policial militar Paulo Roberto Ferreira, respondem em liberdade pelo crime que deixou Bárbara tetraplégica
Imagem: Divulgação

Oito anos após a tentativa de transfeminicídio que deixou Bárbara Trindade tetraplégica, o caso irá a júri popular na próxima terça-feira (29), às 9h, na cidade de Irecê (BA). Os acusados são Domingos Mendes e o ex-policial militar Paulo Roberto Ferreira, denunciados pelo crime ocorrido em 2017. 

A realização do julgamento, após anos de impunidade, marca um momento importante para a responsabilização dos autores de um crime brutal motivado por ódio e transfobia. Em resposta, familiares, amigas e organizações de direitos humanos estão convocando o Ato Justiça por Bárbara, que acontecerá no mesmo dia e horário, em frente ao Fórum de Irecê. A mobilização cobra justiça, visibilidade e reparação para Bárbara e todas as vítimas de transfeminicídio e violência no Brasil.

Na época com 21 anos, Bárbara foi alvo de uma emboscada armada por Domingos e Paulo Roberto. Baleada no maxilar e na coluna, sobreviveu, mas perdeu os movimentos do corpo. Hoje, com 29 anos, ela vive em São Paulo e segue denunciando o descaso das autoridades desde o momento do crime: “Tentaram abafar. Tentaram me comprar, comprar a minha família”, afirma.

A mobilização do dia 29 é impulsionada por organizações como o Odara – Instituto da Mulher Negra e Assistência Jurídica Feminista TamoJuntas, que acompanham o caso em parceria prestando para Bárbara uma assessoria multidiciplinar. A expectativa com o ato é reunir movimentos sociais, ativistas LGBTQIA+ e apoiadores da causa em defesa da vida de mulheres trans e da responsabilização dos agressores.

O quê: Júri popular dos acusados pela tentativa de transfeminicídio de Bárbara Trindade + Ato “Justiça por Bárbara”
Quando: 29 de julho de 2025 (terça-feira), às 9h
Onde: Em frente ao Fórum de Irecê – Irecê, Bahia

Compartilhar:

plugins premium WordPress