Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inscrições abertas para a 2ª edição do Programa Marielle Franco de aceleração de lideranças femininas negras

Com bolsas de R$ 3.500 mensais, mentorias e formações, iniciativa vai apoiar 30 mulheres negras cis, trans e travestis de todo o Brasil
Imagem: Canva

Texto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o edital de apoio individual da segunda edição do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco. A iniciativa do Fundo Baobá visa o desenvolvimento político, técnico e socioemocional de mulheres negras cis, trans ou travestis que atuam em diferentes setores, como instituições públicas, organizações da sociedade civil, organismos multilaterais ou empresas privadas.

São 30 vagas, com bolsas mensais de R$3.500 ao longo de 18 meses. As selecionadas também terão acesso a mentorias individuais e coletivas, além da participação em eventos que permitirá a vivência em espaços de troca com outras lideranças femininas negras. O recurso disponibilizado para as cursistas permitirá a implementação de planos de desenvolvimento individual, contemplando formações técnicas, políticas e socioemocionais, além de investimentos em equipamentos e experiências estratégicas para o fortalecimento de suas trajetórias. 

As candidatas devem ter mais de 18 anos e ser residentes de qualquer estado brasileiro ou do Distrito Federal. As inscrições ficam abertas até o dia 14 de outubro e poderão ser feitas através do link. A iniciativa valorizará propostas apresentadas por mulheres negras que residam nas regiões Nordeste ou Norte, pessoas com deficiência, quilombolas, ribeirinhas ou residentes de outras comunidades tradicionais, mulheres LBTQ e que tenham 35 anos ou mais.

Na primeira edição, em 2019, o programa apoiou 59 mulheres, com idades entre 22 e 69 anos, de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal. O Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, é resultado da parceria entre o Fundo Baobá para Equidade Racial, a Fundação Kellogg, Fundação Ford, Instituto Ibirapitanga e a Open Society Foundations. 

O resultado final da seleção será no dia 9 de janeiro de 2026. Para maiores informações, as candidatas devem acessar o edital do programa.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress