Texto: Divulgação
Na próxima terça-feira (26), o Cineclube CBX promoverá uma Roda de Conversa sobre processos criativos, seguida de uma Oficina de Escrita Criativa, que terá o Afrofuturismo como tema. O evento é gratuito e acontece das 14h às 17h30 no Centro Cultural Sesi Casa Branca, localizado na Avenida Caminho de Areia, região da Cidade Baixa de Salvador (BA).
O encontro será conduzido pelo escritor e fotógrafo Tom Correia. De acordo com ele, a atividade abordará o romance afrofuturista “A noite em que o sol brilhou”, que se passa em Salvador no século 30. A narrativa traz provocações relacionadas à discriminação racial nas relações de trabalho, repressão direcionada a pessoas negras e formas de sobrevivência em uma cidade desfigurada, além do diálogo entre elementos tecnológicos e aspectos de um antepassado aparentemente extinto.
Interessados em participar podem fazer a inscrição aqui. Serão oferecidas 20 vagas, sendo a ordem de inscrição o critério para a escolha dos participantes. A lista dos inscritos será divulgada até o dia 25 de novembro nas redes do Cineclube CBX.
Após a oficina, serão exibidos ainda os curtas da 11ª edição do Cineclube: “The Beat Diáspora – Ep. 05 – Bahia Eletrônica”, dirigido por Bruno Zambelli, e “Tropa do G7 – Ep 03”, do grupo Tropa do G7.
O primeiro apresenta um pequeno mapa genealógico da música pop local (axé, arrocha, pagodão), explorando como se formou a diversidade cultural baiana e como “a festa não é só hedonismo: é afirmação social e de identidade”, diz a sinopse. O episódio aborda temas como Carnaval, o trio elétrico e sua reinvenção através do Navio Pirata do BaianaSystem. Dirigido por Bruno Zambelli, o curta também toca nas questões raciais, de gênero e sexualidade, a partir da nova geração da música baiana.
“A cultura que muda” é o tema que norteia o segundo curta, uma série de ação e adrenalina.
Os ingressos devem ser retirados, de forma presencial, a partir das 18h. A primeira sessão está prevista para começar às 19h. O Centro Cultural Sesi Casa Branca comporta até 120 pessoas, e a distribuição dos bilhetes é feita por ordem de chegada. Há estacionamento gratuito para os visitantes.
O projeto conta com apoio do Governo do Estado da Bahia e da Lei Paulo Gustavo.
Sobre o Cineclube CBX
O projeto “Cineclube Cidade Baixa / Cineclube CBX” realiza encontros mensais, sempre na última semana de cada mês, para exibir filmes e promover discussões com os diretores e colaboradores das produções apresentadas. A proposta é divulgar filmes autorais, brasileiros e estrangeiros, que contribuam de forma agregadora ao território e aos seus participantes, fomentando assim: discussão, reflexão, e síntese de ideias filosóficas e sociais sobre os temas abordados. O intuito do projeto também é naturalizar e aproximar a ideia de produção cinematográfica na comunidade local.
Artistas baianos que tiverem interesse em exibir curtas e longas no Cine Clube Cidade Baixa devem sinalizar interesse no e-mail cineclubecbx@gmail.com ou na página do Instagram Cineclube CBX. Além do Sesi Casa Branca, o projeto conta com o apoio da Velafa Stamps e do Cine Horror Festival.