São 44 atividades nas escolas da Bahia, Amapá, Piauí e Rio Grande do Norte

Texto e Imagem: Divulgação

A 11ª edição do Julho das Pretas – Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver conta com um calendário exclusivo de atividades que serão realizadas nas escolas. A Agenda Julho das Pretas nas Escolas apresenta 44 atividades nos estados: Amapá, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte. São rodas de conversa, festivais, exposições, ciclos de formação política, seminários, marchas e diversas outras ações.

O Julho das Pretas nas Escolasé uma ação organizada pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, por meio do Projeto Ayomide Odara, e é direcionado para as escolas baianas, com o objetivo de refletir, dialogar, e construir caminhos de enfrentamento ao racismo e às mais diversas formas de violências que afetam meninas e adolescentes negras. 

Confira a  Agenda do Julho das Pretas nas Escolas clicando aqui.

O tema que norteia o Julho das Pretas em 2023 é “Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver”, e faz referência à construção da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontecerá em 2025; ao debate sobre reparação histórica para a população negra; e ao Bem Viver, paradigma que orienta a ação de grande parte dos movimentos de mulheres negras no Brasil.

Sobre o Julho das Pretas

O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.

A 11ª edição do Julho das Pretas – Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver é mobilizada pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Rede de Mulheres Negras do Nordeste e Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira. A agenda geral, com atividades que acontecem em outros locais além das escolas, conta com 446 atividades articuladas por 230 organizações de mulheres negras ou mistas em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, disponível em clicando aqui.

SOBRE Agenda Julho das Pretas nas Escolas Disponível em: https://institutoodara.org.br/agenda-reune-atividades-do-julho-das-pretas-nas-escolas/