O caso de racismo aconteceu em um estabelecimento do Open Small The Square, shopping a céu aberto em Cotia, São Paulo

Por Daiane Oliveira

Imagem: Reprodução

Uma mulher branca incomodada com a presença de uma família negra no The Square, shopping a céu aberto em Cotia, São Paulo, fez gestos imitando um macaco e hostilizou as vítimas. Através das imagens de câmeras de segurança é possível ver a agressora, que ainda não foi identificada, alterada e gesticulando.

A agressora estava na companhia de um homem que tentou contê-la, mas diante da negativa de deixar o local o acompanhante deixou a mesa e se retirou. Uma das vítimas se aproximou da agressora, quando houve um princípio de tumulto e a mulher branca precisou ser contida por funcionários do estabelecimento. O caso aconteceu na noite do último sábado (8).

As vítimas registraram um boletim de ocorrência eletrônico de injúria racial. O grupo formado por três irmãs, sendo que uma estava com o marido e o filho, foi ao shopping para se distrair em família, contou uma das irmãs em entrevista ao Metrópoles .

“Perdemos nosso pai recentemente e decidimos sair para dançar um pouquinho, espairecer a cabeça, porque ele queria ver a gente feliz”, contou a mulher que relatou que em outro momento, a agressora teria abordado o homem branco do grupo e perguntado o que ele estava fazendo “no meio de negras”.

Em nota, o shopping The Square informa a mensagem padrão de que “não compactua e repudia qualquer ato discriminatório” e diz que “as imagens obtidas ficarão disponíveis para as autoridades competentes apurarem”. A polícia Civil de São Paulo foi procurada pela Revista Afirmativa, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas.