Cineasta e Produtora-Executiva são sócias da produtora Saturnema Filmes

Texto e imagem: Divulgação

Até dia 27 deste mês, o universo da 7ª arte gira em torno do Festival Internacional de Cannes, na França. Entre os participantes da 76ª edição, desse que é um dos principais eventos de cinema do mundo, estão duas baianas: a cineasta Ana do Carmo e a produtora-executiva Rubian Melo.

As sócias da produtora Saturnema Filmes participam da programação da Marché Du Film do Festival de Cannes. Esse evento, que faz parte do Festival, é realizado desde 1959 e é voltado para compra e venda de produções, além de apresentações de projetos e negócio do mercado cinematográfico. “Participar da Marché du Film em Cannes para a Saturnema Filmes é bastante importante, porque é uma  oportunidade de apresentar os nossos projetos originais no principal mercado de cinema do mundo. Estamos felizes de nos reencontrar com players que conhecemos nos laboratórios, festivais e workshops que participamos anteriormente de forma online, e firmar e fortalecer esses laços em nossas produções”, comenta Rubian Melo.

A cineasta Ana do Carmo explica que participação das duas no evento veio através de um convite especial. “Esse ano, a convite da Embaixada Francesa do Brasil, viemos participar presencialmente da Marché du Film. É uma honra estar aqui novamente na melhor fase da nossa produtora, com projetos muito mais maduros e ambiciosos, colorindo Cannes com nosso dendê e partilhando essa experiência ao lado de tantos outros produtores e criadores brasileiros, sobretudo negros e negras.”

Essa é a segunda vez que a Saturnema Filmes participa da Marché Du Film do Festival de Cannes. “Minha trajetória no Festival de Cannes começa em 2018. Junto com Cláudia Sater, dirigi o curta-metragem Frutos da Lua, que participou do catálogo Short Film Corner do festival e nos deu a oportunidade de ir presencial ao evento naquele ano. Em 2021, nosso projeto em desenvolvimento Sol a Pino, meu primeiro longa-metragem como diretora, participou do catálogo do Cinema do Brasil e, através do Nordeste Lab, participamos da versão online da Marché du Film, evento de mercado de Cannes”, complementa a cineasta.

Durante a Marché Du Film, serão apresentados os projetos em desenvolvimento da produtora: os longas-metragens “Sol a Pino”, da diretora e roteirista Ana do Carmo, e “Tragam-me a Cabeça de Orum Bomani”, do diretor e cineasta baiano Ariel L. Ferreira. A Saturnema Filmes é uma produtora audiovisual baiana que atua desde 2016 e tem mais de 30 prêmios nacionais e internacionais em sua trajetória.