Com formato presencial e virtual, 17º Festival Visões Periféricas promove mostras gratuitas para todo o Brasil

A programação do evento conta com 57 filmes em exibição, em curta, média e longa-metragem, bem como projetos audiovisuais

Texto: Divulgação

O Festival Visões Periféricas está de volta para sua 17ª edição, com o propósito de celebrar a diversidade e representatividade nas telas do cinema brasileiro. Realizado até 26 de março, o evento oferece uma programação gratuita e acessível para todo o território nacional, combinando formatos presenciais e virtuais.

Filmes de curta, média e longa-metragem, bem como projetos audiovisuais, provenientes das múltiplas periferias do país são apresentados na experiência. Já a ‘Sua curadoria’ coloca em destaque as vozes e as visões dos realizadores que vivem nas margens sociais, territoriais e existenciais da sociedade brasileira.

Uma das novidades deste ano é a parceria com o Itaú Cultural, que irá conceder o Prêmio Itaú Cultural Play a um dos 14 filmes de curtas-metragens da mostra competitiva Fronteiras Imaginárias. Este prêmio visa promover narrativas autênticas, plurais e representativas sobre a identidade brasileira, alinhadas com valores de diversidade regional, de gênero e racial.

Com 57 filmes em exibição, distribuídos em diversas mostras, como Fronteiras Imaginárias, Cinema da Gema, Panorâmica e Visorama, o Festival Visões Periféricas promete oferecer uma plataforma para a expressão e a celebração das narrativas periféricas. Além disso, o evento proporciona o Visões Lab, um laboratório de desenvolvimento de projetos de longas-metragens, e sessões de pitching com players do mercado, visando impulsionar a indústria audiovisual e promover oportunidades.

Em suas palavras, Marcio Branco, idealizador do festival, ressalta que o Visões Periféricas reflete em seu próprio nome a potência e a diversidade presentes nas periferias brasileiras. É um evento que, com seu pioneirismo e constância, tem contribuído para tornar o audiovisual brasileiro mais plural e inclusivo.

Veja a programação completa 

Leia também:

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *