Por Daiane Oliveira e Patrícia Rosa
O parque temático Beto Carrero World, divulgou em suas redes sociais uma oferta de 25% de desconto para visitantes que fossem vestidos de vermelho, no dia 30 de outubro, desde que esses continuassem no local durante todo o horário de votação do segundo turno, de 8h às 17h. A publicação foi feita nas redes sociais nesta quarta-feira (26), após a repercussão o parque apagou a postagem e se pronunciou alegando que era uma piada.
A peça publicitária com cores vermelha e preta, de título “Passaporte Para Todos”, onde as letras iniciais do ‘Para Todos’ (PT) estavam em destaque, além de duas estrelas em cada letra “A”.
“Convide seu amigo petista e divirta-se o dia inteiro com ele!” Vale somente para domingo, para quem vier de vermelho, entrar das 08 horas e depois das 17”, disse o centro de diversões pelas redes sociais.
No site do centro de diversões, que fica localizado em Santa Catarina, a promoção do “Passaporte Verde e Amarelo” divulga uma promoção de 26 a 31 de outubro com desconto para quem se vestir com as cores da bandeira do Brasil. Após repercussão essa campanha também foi retirada do site e redes sociais.
Em nota, publicada nas redes sociais, o centro afirma que “Muita gente não entendeu a piada, não abrimos o parque antes das 08h ou controlamos o horário de entrada e saída. O Beto Carrero World vem pedir desculpa publicamente pelo mal-entendido. Antes ou depois de vir se divertir exercer o seu direito de votar.”
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) declarou por meio de nota que recebeu cerca de 150 denúncias por meio do aplicativo pardal reportando crime eleitoral e que haverá investigação.
“Todas estão sendo encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE), a quem compete requerer a instauração de representação para apurar o ocorrido. Se houver indícios de irregularidades, o caso será encaminhado ao procurador regional eleitoral. Com o MPE propondo abertura de representação, o processo será distribuído a um dos juízes relatores do Tribunal. A Justiça Eleitoral, a quem não cabe investigar e sim julgar, não pode se manifestar além disso sobre o caso, pois precisa aguardar a atuação do Ministério Público Eleitoral”, declarou o órgão.
O Partido dos Trabalhadores afirmou através de nota que entrou com uma notícia crime junto à Procuradoria Geral Eleitoral contra o parque Beto Carrero World , por crime eleitoral. “O Código Eleitoral, em seu artigo 299, diz que é crime: ‘dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita’, informa o partido.