São ofertadas 50 vagas com inscrição exclusivamente pela internet, mas as aulas acontecem em formato híbrido

Por Daiane Oliveira

Imagem: Pexels

As inscrições para o processo seletivo do curso popular de pré-ENEM e/ou pré-vestibular do Quilombo do Orubu estão abertas até dia 10/03. O Quilombo Educacional tem sede em Salvador (BA), e possui taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 e mensalidade no valor de R$ 70,00. São ofertadas 50 vagas com inscrição através do formulário. As aulas acontecem de forma híbrida.

O curso popular foi criado em 1999, após um grupo de jovens ligados a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), em sua maioria pessoas que moram nos bairros de Águas Claras e Cajazeiras (periferia de Salvador), se unirem para organizar uma associação com o intuito de promover a cidadania em Cajazeiras e adjacências pensando na juventude negra. Há mais de 20 anos, o projeto atua com conhecimento que atue para além do vestibular, mas também contribua para a formação de jovens negros de Salvador.

Maira Santana, de 19 anos, estudante do Bacharelado de Interdisciplinar de Humanidades na Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi aluna do curso. “O quilombo é o movimento negro educacional na prática, um resgate ancestral, afirmação, reconstrução e afirmação de uma autoestima intelectual que é roubada da gente”, diz a estudante.

Maira Santana, de 19 anos, é estudante do Bacharelado de Interdisciplinar de Humanidades na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi aluna do curso – Imagem: Divulgação

A jovem ainda destaca a construção de saberes que combatem o racismo epistêmico e desloca o docente da posição de ser o único a deter saber, valorizando também outras formas de saberes e vivências trazidas pelos cursistas.

“O meu acesso a academia e a outros espaços de construção de conhecimento não seria tão brilhante sem o quilombo do Orobu, onde construímos coletivamente. É uma proposta incrível que foge da nossa lógica de aprendizagem onde o discente está ali absorvendo o que o docente está falando e isso é só uma reprodução de conhecimento e não uma construção”, aponta Maira.

Após a inscrição, o processo de entrevista acontece no domingo (12/03) com resultado no mesmo dia e início das aulas na segunda-feira (13/03).

O edital com as informações do processo pode ser acessado aqui.

Mais informações pelo Instagram @quilombodoorobu.