Medeia Negra e Eu vejo você, Rosas Negras serão exibidos neste final de semana

Texto: Divulgação / Imagem: Andréa Magnoni

Listado pela Revista Bravo como um dos espetáculos nacionais mais importantes de 2018, o solo Medeia Negra, interpretado pela atriz preta Márcia Limma, é uma recriação da tragédia grega para os contornos reais da voz, do corpo e do pensamento de uma mulher preta. O espetáculo, dirigido por Tânia Farias, traz a interculturalidade e referências afro-diaspóricas, por meio dos itãs e arquétipos dos orixás. A narrativa mostra as opressões sofridas pela mulher negra em diferentes lugares de fala e tempos históricos.

Medeia é uma representação das mães ancestrais que expressam a morte como transformação e reconstrução e não como o fim da vida. Com elementos musicais, referências políticas e feminismo negro, a peça provoca o público a refletir sobre o seu lugar no processo de desconstrução de mitos e práticas patriarcais e racistas.

Nesta montagem, que será exibida na próxima sexta-feira (12), como parte da programação do Catálogo Brasileiro de Teatro, o mito grego é revisitado pelo processo de descolonização do pensamento patriarcal e, através dele, questiona o condicionamento social que marginaliza, julga e condena corpos considerados  inadequados, estrangeiros e estranhos.

Apesar da discussão sobre o racismo geralmente ter foco nas experiências negativas e percepções individuais sobre esta problemática, o espetáculo Eu vejo você, Rosas Negras  tenta mostrar o contrário. Na contramão da dor  causada pelo preconceito,  a narrativa fala da mulher negra pela ótica “das vitórias”, e estará em cartaz de forma virtual, neste domingo (14).

Interpretado por Fabiola Nansurê, com direção de  Diana Ramos e dramaturgia de Onisajé, o solo busca o rompimento dos estereótipos sobre o racismo a partir da perspectiva feminina. As exibições dos dois espetáculos são às 20h, no canal da Fred Soares Produções, no youtube e os ingressos gratuitos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla (Sympla.com.br/catalogobrasileirodeteatro).

O Catálogo Brasileiro de Teatro é uma realização da Fred Soares Produções e sua versão online conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria  de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc,  direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço

O quê: Medeia

Quando: 12 de março

Horário da estreia: 20h

Exibição gratuita: Canal Fred Soares Produções, no Youtube  

O quê: Eu vejo você, Rosas Negras

Quando: 14 de março

Horário da estreia: 20h

Exibição gratuita: Canal Fred Soares Produções, no Youtube