Documentário mostra desafios de jovens do interior da Bahia para ingressar e permanecer na universidade

O documentário Caminhos Abertos acaba de ser premiado pelo 5.º Edital de Jornalismo de Educação, iniciativa da Jeduca em parceria com a Fundação Itaú.

Texto: Divulgação

Como é ingressar, permanecer e concluir a graduação em universidades públicas? Quais formas de permanência, arranjos e suportes são encontrados e construídos durante esse percurso no ensino superior público?

Lançado em 2023, o documentário Caminhos Abertos propõe ampliar o debate a respeito dessas e das demais questões que atravessam os percursos de jovens de classes populares em universidades públicas do interior da Bahia. O documentário acaba de ser premiado pelo 5.º Edital de Jornalismo de Educação, iniciativa da Jeduca em parceria com a Fundação Itaú.

As narrativas são contadas a partir das experiências de Marla Luisa Brito, Ana Carolina dos Reis, Matheus Vinicius Ferreira e Alisson Santos. Os estudantes compartilham suas trajetórias, impressões e dinâmicas de vida trilhadas desde o ensino fundamental até o ingresso no ensino superior público. 

De forma paralela, são compartilhadas as dificuldades e desafios enfrentados nessa jornada, assim como as lacunas relacionadas à comunicação e informações essenciais para a rotina acadêmica. O documentário também destaca a importância da educação como um instrumento que promove transformações sociais e amplia as possibilidades de construção de projetos de vida.

Caminhos Abertos é fruto da pesquisa iniciada em 2019 intitulada “Processo de Ingresso no Ensino Superior: transições, suportes e arranjos entre jovens de universidades públicas do Estado da Bahia”, com financiamento do CNPQ/Chamada Universal 2018. A pesquisa é coordenada por dois coletivos: o Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventude (GEPJUV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Grupo Trajetórias, Cultura e Educação (TRACE) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Em cerca de 20 minutos, o filme, que está disponível no YouTube apresenta os desafios à permanência universitária a partir da perspectiva dos novos perfis que constituem o corpo estudantil, e que, por muitas vezes, precisam se dividir entre a graduação, o mercado de trabalho e outras demandas que os atravessam, em busca da sua formação universitária.

FICHA TÉCNICA: 

Concepção: Bárbara Lima, Daniela Matos, Ivan Faria, Luiz Paulo Oliveira, Mirela Iriart 

Orientação Acadêmica: Daniela Matos 

Produção, Roteiro e Direção: Bárbara Lima 

Direção de Fotografia, Montagem e Finalização: Erick Lawrence 

Entrevistadas e Entrevistados: Alisson de Lima Santos, Ana Carolina dos Reis Santos, Marla Luísa Brito Silva e Matheus Vinicius Ferreira Lima

Captação: Bárbara Lima e Erick Lawrence 

Edição de Som e Trilha Sonora: Thiago Machado/Tocaia Studio

Still: Aline Novaes e Ellen Katarine

Motoristas: Edmundo Pereira da Silva, Wilson Conceição dos Santos e Gilvan Correia de Jesus 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *