O prêmio é de 2 milhões para cada cineasta, ao menos, três obras serão de direção de mulheres negras, e duas de mulheres indígenas.
Por Patrícia Rosa
Imagem: Divulgação
As inscrições para o Edital Ruth de Souza de Audiovisual estão abertas até às 18 horas do dia 14 de julho. A iniciativa é do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), em celebração ao legado da atriz negra e carioca, que foi a grande dama da dramaturgia brasileira.
O projeto selecionará dez propostas de produção independente de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem de ficção, com temática livre, dirigidos por mulheres cis ou transgeneros. Ao menos, três obras serão de direção de mulheres negras, e duas de mulheres indígenas. O investimento total é de R$ 20 milhões de reais, cada premiada receberá o prêmio de R$2 milhões de reais. Serão escolhidas duas obras de cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste).
O objetivo do edital é estimular a participação de mulheres na direção de filmes brasileiros a investir em obras audiovisuais que promovam a igualdade de gênero e expandir o número de produções dirigidas por pessoas negras e indígenas. As candidatas devem preencher o formulário de inscrição do Sistema Mapas Cultura.
Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal e a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema.