Estudante de 12 anos é pisoteada e vítima de ofensas racistas em escola de Novo Horizonte (SP)

A Polícia Civil de São Paulo investiga o caso, que foi registrado como crime de  preconceito de raça ou de cor

Por Patrícia Rosa

A Polícia Civil de São Paulo investiga um caso de racismo vivenciado por uma adolescente de 12 anos em uma escola municipal da cidade de Novo Horizonte (SP). A mãe da estudante denunciou que a filha foi pisoteada, xingada e recebeu ofensas racistas na Escola Municipal Hebe Leite Cardo. A situação ocorreu no último dia 11 de março, mas foi divulgada apenas na última quinta-feira (21).

De acordo com informações da Polícia, a queixa foi registrada na delegacia da cidade e o caso foi registrado como preconceito de raça ou de cor. A mãe da criança, declarou ao Portal G1 que os quatro alunos do ensino fundamental teriam pisoteado e xingando sua filha de “macaca” e “cabelo de bombril”. 

“Ela chorava muito. Não quero nunca mais que alguma criança sinta o que a minha sentiu. Para que nunca mais uma mãe chore que nem eu chorei de dor ao ver minha filha na situação que vi. Quero justiça.”

A Prefeitura de Novo Horizonte se manifestou por meio de uma nota publicada nas redes sociais, sem falar diretamente das medidas tomadas ao caso e afirmando que prioriza o bem-estar de todos os seus alunos.

“Independente de credo, etnia e classe social e para todos os casos de bullying e racismo são aplicadas as sanções previstas no regimento escolar, como advertência, suspensão e convocação dos responsáveis de ambas as partes”, diz um trecho.

A Justiça de São Paulo concedeu uma medida protetiva para a garota, determinando que os adolescentes envolvidos no caso não devem chegar a 100 metros de distância dela. A advogada que representa a família destacou a dificuldade de cumprir essa determinação, visto que estão no mesmo ambiente. Ela ressaltou a necessidade de supervisão da unidade escolar para evitar que o incidente se repetisse.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *