Por Elizabeth Souza
O Cinema São Luiz, no Centro do Recife (PE), receberá, a partir desta sexta-feira (29), a 4ª edição do Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar). Com programação até o dia 1º de dezembro, o evento gratuito apresenta produções audiovisuais nacionais e internacionais produzidas por mulheres cis e trans. No total, a programação conta com 26 filmes, entre curtas, médias e longas metragens.
Fazer “cinema a partir de uma perspectiva feminista no Nordeste do Brasil”, é a partir deste princípio condutor que o Fincar realiza a progrmação no formato presencial após a pandemia da Covid-19. As outras edições aconteceram em 2021, 2018 e 2016.
Além de buscar promover o empoderamento no campo do cinema, a mostra fomenta o debate sobre questões de gênero, diversidade e representatividade, ao mesmo tempo em que busca proporcionar ao público recifense uma rica programação de filmes que refletem a visão única de diretoras e roteiristas.
Abrindo os caminhos, no dia 29 de novembro, serão exibidos os filmes “Fala Sincera”, com direção de Yacewara Pataxó, e “O canto das Margaridas”, com roteiro e direção de Mulheres no Audiovisual PE. A primeira produção aborda um retrato afetivo e íntimo, que explora descobertas, pertencimento e os receios do início da vida adulta, além de refletir sobre uma relação que se estabelece com o audiovisual.
Por sua vez, a segunda obra, “O canto das Margaridas”, é um documentário que acompanha a viagem de mulheres do campo e da floresta que saíram de Pernambuco rumo a Brasília, em 2019, para a Marcha das Margaridas – que acontece a cada quatro anos, na capital Federal. O filme foi gravado em 2019, durante o primeiro ano do governo ultraconservador de Jair Messias Bolsonaro.
Confira a programação completa.