Inscrições estão abertas até o dia 19 de setembro; o Programa Ajeum vai promover capacitação técnica e aportes financeiros de até R$ 5 mil

Por Andressa Franco

Imagem: Freepix

Estão abertas até o dia 19 de setembro as inscrições para o Programa Ajeum | A Alimentação é Ancestral, promovido pelo Fundo Agbara, primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil.

O Programa irá potencializar 20 mulheres negras de todo o Brasil, que tenham iniciativas de geração de renda coletivas ou individuais no ramo da alimentação com capacitação técnica e aportes financeiros de até R$ 5 mil. Quituteiras, cozinheiras, donas de restaurantes, bares, chefes de cozinha, marmitarias, lanchonetes, entre outras iniciativas estão dentro do perfil para participar.

Também é preciso ter idade a partir de 18 anos, possuir MEI/CNPJ ou desejar promover o desenvolvimento institucional da iniciativa, além de possuir redes sociais ou site da iniciativa há pelo menos um ano. O resultado sairá no dia 29 de setembro, no Instagram do Fundo Agbara, e as formações iniciam em 04 de outubro.

Seleção

Na seleção, serão considerados o grau de desenvolvimento institucional, as iniciativas com características inovadoras, as com maior tempo de existência, e será cosiderado também o critério socioeconômico, pela avaliação da renda familiar per capita.

Iniciativa de mulheres trans, lésbicas, mães-solo, egressas do sistema prisional, mulheres com três ou mais filhos, iniciativas com impacto socioambiental positivo ou com finalidades de valorização da cultura afro-brasileira ou afroindígena receberão pontuação extra.

Jornada formativa de dois meses

A jornada formativa terá duração de dois meses, na modalidade on-line, contemplando três tipos de habilidades: autonomia econômica, autonomia intelectual e autonomia emocional. Serão oferecidas ainda duas mentorias individuais para cada participante.

O Programa contará ainda com duas Mega Aulas, com duração de 2h, aberta ao público de mulheres negras de todo o Brasil, com ampla divulgação. A carga horária total será de 30 horas e os encontros acontecerão às terças e quintas-feiras, no horários das 17h às 19h e cada participante poderá ter no máximo uma falta para receber o aporte financeiro.

Para acessar o edital completo e o formulário de inscrição, basta clicar aqui.