Por Patrícia Rosa
Um homem negro, de 26 anos, estava sentado numa praça em frente a lojas na cidade de Criciúma (SC), quando foi vítima de uma abordagem violenta da Polícia Militar. A ação dos dois policiais foi gravada. No vídeo a vítima aparece sendo algemada e sendo golpeada com um “mata leão”.A ação aconteceu nesta quinta-feira (15). Imobilizado pelos agentes, o homem fala: “tira a mão de mim, vocês não tem ordem pra fazer isso daí, vocês não vão me levar”.
A Polícia Militar de Santa Catarina se pronunciou por nota, enviada e publicada pela Revista Fórum. O órgão afirmou que foram até o local, após serem acionados para averiguar uma “atitude suspeita”.
“Ao chegar no local, os policiais se depararam com o suspeito, que estava com as mesmas vestes elencadas na denúncia e, de imediato, iniciaram os procedimentos de abordagem. O suspeito não acatou as diversas verbalizações policiais, não acatando ordens de abordagem da guarnição policial”, disse à polícia.
A PM declarou que o homem desacatou a guarnição e que teria realizado ameaças aos agentes, “sendo necessária a utilização do controle para conseguir efetuar a prisão por desobediência, resistência e ameaça”. De acordo com a polícia, o homem assinou o Termo Circunstanciado e foi liberado.