Texto: Divulgação
Nos próximos dias 27, 28 e 29 de agosto, será realizada a primeira edição do Festival de Cinema de Lençóis, com a temática “O Cinema da Chapada Diamantina Existe e é Contado por Nós”. O evento reunirá 32 filmes produzidos no território, além de oficinas, debates, rodas de conversa e encontros entre realizadores, estudantes, educadores e comunidade. Toda a programação será gratuita e aberta ao público.
O Festival busca fortalecer, divulgar e celebrar o audiovisual produzido na Chapada Diamantina, ampliando a circulação das produções da região e criando um espaço de encontro entre realizadores e público. O evento também tem como objetivo incentivar novos olhares, valorizar a produção local e reafirmar o cinema como ferramenta de formação, memória, identidade e transformação social.
Construído de forma coletiva e independente, o projeto é realizado a partir da parceria entre a TiVi Griô e a Associação Grãos de Luz e Griô. “O Festival de Cinema de Lençóis é construído por jovens mulheres. É um sonho para que a gente continue fazendo cinema e para que as pessoas possam conhecer as tantas narrativas desenvolvidas pela Chapada”, destaca Michele Nascimento, coordenadora da TiVi Griô.
Para tornar possível a realização desta primeira edição, a organização está promovendo uma campanha de financiamento coletivo na Benfeitoria. Os recursos arrecadados contribuirão para viabilizar a estrutura do festival, a recepção de convidados, a realização das oficinas e debates.


