Meio ambiente, Informática e Agropecuária são algumas das 20 opções de curso

Da Redação

Imagem: Divulgação 

Estão abertas desde a última segunda-feira (07) as inscrições para o processo seletivo para ingresso de estudantes nos cursos técnicos de nível médio gratuitos do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). São 7.320 vagas disponíveis para as modalidades integrada ou subsequente ao ensino médio e educação à distância.

São 20 opções de cursos em 14 campi e em 20 polos EAD da instituição localizados diferentes municípios baianos. As inscrições seguem abertas e os interessados em correr às vagas têm até o dia 9 de julho para realizar a inscrição no site da Fundação CEFET Minas.

Ao preencher o formulário de inscrição, os candidatos poderão optar por duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, campus, semestre de oferta, turno para cada uma delas e por qual categoria da Reserva de Vagas desejam concorrer, se for o caso.

É também no momento da inscrição que os candidatos devem anexar ao sistema toda a documentação exigida nos editais. Assim que for possível o retorno das atividades presenciais, os documentos originais serão solicitados para conferência.

Reserva de vagas

As vagas reservadas serão distribuídas pelo IF Baiano, no caso dos cursos integrados, em 70% para quem cursou o ensino fundamental integralmente na rede pública, 25% estão direcionadas para ampla concorrência e 5% para os inscritos com deficiência. Nos cursos da categoria subsequente, 50% das vagas serão destinadas para alunos que fizeram o ensino médio na rede pública, 45% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Cursos e modalidades

Dentre as 20 opções de cursos, Meio ambiente, Agropecuária e Informática são algumas das disponíveis nas modalidades Integrada, para quem deseja cursar o ensino médio junto com o curso técnico, e Subsequente, para quem já concluiu o ensino médio.

Estes cursos são oferecidos nos campi do IF Baiano em Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca, Valença e Xique-Xique.

O processo seletivo desse ano também inclui a modalidade EAD nos cursos Subsequentes com as opções Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar e Vendas.

Seleção

O processo de seleção para ingressar no IF Baiano é baseado na análise do histórico escolar para classificar e selecionar os candidatos. Para os inscritos dos cursos Integrados, será levada em conta a média final resultante das notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, e do 1º e 2º anos do ensino médio no caso dos inscritos aos cursos subsequentes.

Já a seleção para os cursos EAD será realizada a partir da manifestação de interesse na vaga e a classificação dos candidatos será obtida conforme a ordem de realização da inscrição.