Da Redação

A Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA), realiza nos dias 9, 10 e 11 de setembro seu II Encontro Internacional com o tema: “50 Anos da Guerra às Drogas – Mulheres Usuárias resistindo a democracias proibicionistas”. O evento será transmitido peloYoutube e reúne mulheres do Brasil, Chile, Colômbia, EUA, México, Argentina, Uruguai e Equador.

O objetivo do encontro é contribuir com a formulação política e intelectual acerca do feminismo antiproibicionista. Além disso, visa um projeto de fundação de novos marcos democráticos para influenciar ambientes de avanço político, autonomia e participação das mulheres e corpos dissidentes nos processos de construção da sociedade.

A Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA) nasce do amplo encontro de mulheres cis e trans, usuárias de drogas e ativistas por uma política de drogas no Brasil. Tem foco principal na defesa dos direitos humanos dos grupos de mulheres atingidas pelo modelo proibicionista. A Rede está presente em 12 estados do Brasil (Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Roraima, Pará e Brasília) e se pauta pelo feminismo negro, decolonial e antipunitivista, o antiproibcionismo.

“Atuamos para fortalecer a participação das mulheres como protagonistas na luta por uma sociedade antiproibicionista, que construa políticas e culturas de respeito à autonomia dos corpos, mentes e ação política das mulheres /e corpos dissidentes”, diz parte da chamada para o evento, escrita pelas cofundadoras da Rede Ingrid Farias e Luana Malheiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

09/09 (quinta)

19h – MESA: Abertura do Encontro: Homenagem á Leilane Assunção e Danielle Vassalo

20h – MESA: Mulheres e reconstruções das democracias no mundo

10/09 (sexta)

15h – MESA: 50 Anos da Guerra às Drogas, racismo, sexismo e resistências das mulheres

19h – MESA: Mulheres Usuárias Enfrentando Democracias Proibicionistas

11/09 (sábado)

16h MESA: Feminismo Antiproibicionista e Decolonial por novos mundos possíveis

19h – Festa online – A arte celebra as liberdades

INSCREVA-SE AQUI